Das entradas às sobremesas, não faltarão iguarias com cereja nas mesas das novas instalações da Escola Profissional do Fundão, a partir da próxima segunda-feira, para mais um Festival Gastronómico da Cereja.
À quinta edição destas jornadas, que se estende até quarta-feira, apresentam-se seis escolas provenientes de Espanha, Bélgica, Alemanha e França, que se encarregarão de confeccionar pratos à volta do fruto característico e predominante na Serra da Gardunha, mostrando que a cereja é muito mais do que um fruto de Verão. A originalidade e criatividade estarão novamente presentes nesta mostra, com pratos que farão as delícias de muita gente. Apostada em «auferir mais qualidade» à mostra gastronómica, a organização apostou este ano num novo formato: «Iremos apresentar apenas jantares, com a participação de duas escolas em cada dia», explica Marina Nascimento, da direcção pedagógica. Além disso, a organização optou por atribuir ainda a cada escola a confecção de dois pratos. «Uma encarregar-se-á da entrada e do prato de peixe, a outra confeccionará o prato de carne e a sobremesa», indica aquela responsável, para quem a medida permite ainda uma maior agilização da cozinha.
No primeiro dia do festival caberá à escola alemã Elisabeth Knipping Schule cozinhar um peito de pato com melão e cerejas para entrada e barbo avermelhado com molho de manga e cerejas, enquanto o Instituto de Educación Secundária Vaguada de la Palma, de Salamanca, se empenhará numas queijadas estufadas com cerejas e um doce de cerejas para sobremesa. Na terça-feira haverá sopa fria de cerejas com queijo fresco de amêndoas e salmão grelhado com molho de vinagre e cerejas, pela Escuela Municipal de Cocina Ciudad de Plasência, e frango agridoce com chop choy de legumes e “tempura” de cerejas, bem como um quente e frio de nogado com dim sum de cerejas perfumadas e mel de alfazema pela escola CVO Elisahout Avondscholl Coovi, da Bélgica. No último dia, a Hotelová Akadémia, da Eslováquia, estreante no festival, apresentará uma surpresa de presunto para entrada e tártaro de filetes com salada. Já a escola francesa, CFA – St. Michel Mont Mercure irá apresentar um “magret de canard” como prato de carne e um chapéu de cereja para sobremesa.
As novas instalações da Escola Profissional do Fundão serão hoje inauguradas.