Arquivo

Rui Pedro Silva vence Circuito de Atletismo de Seia

Queniana Sally Jemutai impôs-se a batalhão de atletas portuguesas

Rui Pedro Silva (Skoda) venceu domingo a 39ª edição do Circuito de Atletismo de Seia, na distância de 10 quilómetros, com o tempo de 29mn44s. Para além de ganhar um prémio monetário de 1.500 euros, o atleta levou para casa mais um queijo da serra, uma pão de centeio e uma garrafa de vinho do Dão.

Rui Pedro Silva deixou o queniano Sammy Tum a 25 segundos, com 30mn09s. O campeão nacional de crosse curto, Ricardo Ribas (Skoda), terminou na terceira posição (30mn21s), seguido do detentor do título de estrada, Manuel Magalhães (Joane), com o tempo de 30mn22s. Os dez melhores na prova senense foram Alberto Maravilhas, Paulo Gomes, Manuel Silva, Pedro Ribeiro, Delfim Conceição e Youssef El Kalai. Nas senhoras, a vitória sorriu a uma atleta queniana, Sally Jemutai, que completou os 10 quilómetros da corrida em 34mn36s, menos quatro segundos que Anália Rosa (Maratona), segunda classificada e melhor portuguesa da prova senense. Leonor Carneiro (Boavista) completou o pódio (35mn09s), enquanto Inês Monteiro (JOMA) foi quarta (35mn33s) e Mónica Rosa (Maratona) sexta. Pela primeira vez, a organização atribuiu prémios monetários na prova de juniores masculinos, ganha por Nuno Costa (Amarante) com o tempo de 31mn24s.

Há alguns anos que o Circuito de Atletismo de Seia, organizado pelo Clube de Atletismo local, em parceria com a autarquia, integra o calendário de provas de grau nacional, reconhecidas pela Federação Portuguesa de Atletismo. O que acontece pelo nono ano consecutivo e fica a dever-se

às características do circuito, um percurso bastante selectivo em bom piso, e à segurança proporcionada pela organização, uma vez que as ruas por onde passa estão fechadas ao trânsito. É por isso a única prova do distrito da Guarda a ser distinguida pela Comissão Nacional de Estrada e Corta Mato (CNEC). Este ano a corrida principal atraiu cerca de 300 atletas, dos quais 27 são considerados prioritários pela CNEC. O êxito e a qualidade da prova nas últimas edições fazem com que a organização esteja a ponderar uma candidatura à realização em Seia do Campeonato Nacional de Estrada. A edição do ano passado foi ganha por Philmon Kemei e Mónica Chepkoech, ambos do Quénia.

Sobre o autor

Leave a Reply