A Guarda recebe, a partir da próxima segunda-feira e até dia 12, os Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s), um evento que deverá trazer à cidade cerca de 2.500 pessoas, entre atletas, árbitros, “staff”, elementos da organização e público. Os CNU´s são o ponto de encontro competitivo das várias equipas saídas das diferentes fases de apuramento em todo o país. Estarão representadas a maior parte das instituições portuguesas de ensino superior em diversas modalidades.
O evento é organizado pela Associação Académica da Guarda (AAG), Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), Câmara da Guarda e IPG. Na apresentação do evento, que se realiza na cidade pela primeira vez, Sérgio Pinto, presidente da AAG, realçou que durante 10 dias a cidade “mais alta vai” ser a «capital do desporto universitário». Andebol, basquetebol, voleibol, badminton, ténis de mesa e xadrez, todos em masculino e feminino, futsal feminino e futebol de 11 masculino, são algumas das modalidades que serão disputadas nos pavilhões de S. Miguel, do Inatel e no estádio municipal. Numa tentativa de envolver os jovens da cidade e da região, a AAG abriu inscrições para o voluntariado no apoio à organização. O presidente do IPG destacou que a iniciativa é «extremamente louvável e importante» para a Guarda, considerando os campeonatos, que vão coincidir com a Semana Académica, um «cartão de visita para possíveis futuros alunos» do Politécnico.
Jorge Mendes recordou que este é o terceiro grande evento do desporto universitário realizado na Guarda, após a fase final de futsal masculino e do Mundial de Andebol. Já Amândio Baía, vereador do Desporto na autarquia, considerou este e outros eventos desportivos do género «fundamentais para o desenvolvimento da região e da cidade». Quanto a Carlos Santos, presidente da FADU, sublinhou estarem reunidas todas as condições para se assistir a uns Nacionais de «excelência», enaltecendo a «confiança e a coragem» demonstrada pela AAG quando manifestou interesse em organizar o evento. Em paralelo, decorrerá ainda o Fórum da FADU, onde serão abordados vários temas relacionados com o desporto universitário. Os CNU’S têm um orçamento de 50 mil euros, dos quais 24 mil são suportados pela autarquia.