«Estes projectos tendem a valorizar o interior do país, o investimento privado e a criação de emprego», afirmou o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, durante a inauguração do Hotel Turismo de Trancoso na terça-feira. Igualmente satisfeito com a abertura da unidade de quatro estrelas, situada no Alto dos Frades, próximo do apelativo centro histórico trancosense, estava Jorge Patrão, presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE). Com 49 quartos duplos e quatro suites, o primeiro hotel da cidade de Bandarra tem um custo aproximado de cinco milhões de euros.
Bernardo Trindade assegura que o Governo «não é indiferente» a este investimento por parte de uma empresa familiar que cria 30 postos de trabalho, 80 por cento dos quais beneficiarão Trancoso. «Exemplos como este devem naturalmente ser seguidos no país», realça o governante, para quem o dinheiro investido pelo Estado no hotel mostra o «reconhecimento do quão estruturante são estes investimentos que tendem a valorizar o interior do país, o investimento privado e a criação de emprego». Para Bernardo Trindade, a aposta na promoção é uma vertente «absolutamente vital» para Portugal, até porque estes investimentos «tenderão a ter o seu retorno» com a captação de turistas. Após visitar o Hotel Turismo, o secretário de Estado enalteceu o facto dos promotores terem tido «o cuidado de se munir de um conjunto de pessoas que pensa a arquitectura na lógica da integração urbanística e da requalificação da oferta turística». Por sua vez, Jorge Patrão, presidente da RTSE, considerou que a unidade «é um orgulho para Trancoso, a Região de Turismo e o interior», acrescentando que contribui para a «dignificação» do alojamento e que «tem tudo a ver com a qualidade do passado histórico da cidade».
Já Pedro Cerveira, sócio-gerente, realça o facto do hotel ficar localizado numa cidade com «grande potencial e centralidade em termos de turismo na Beira Interior», sobretudo por causa do seu centro histórico. Uma das prioridades dos investidores passa por conseguir colocar a unidade como «referência nacional» na categoria dos quatro estrelas. Condições para alcançar esta meta parecem não faltar. Em primeiro lugar, por causa da localização estratégica, «escolhida “a dedo”», muito perto do centro histórico, junto ao parque municipal e ao complexo do Convento dos Frades. De resto, oferece o «máximo conforto, com áreas sociais bastante amplas» e apresenta um design «contemporâneo e atraente». Argumentos que levam o empresário a acreditar que a unidade vai passar a ser «mais um motivo para as pessoas visitarem Trancoso». O Hotel Turismo dispõe de 49 quartos duplos, quatro suites, todos devidamente equipados, restaurante, bar, salão de banquetes, zona de estar e esplanada, duas salas de reuniões, duas piscinas, jardim interior, ginásio com sauna e banho turco, sala de jogos, “court” de ténis, amplos espaços de lobby e parque de estacionamento. O empreendimento representa um investimento global de cinco milhões de euros, tendo sido financiado em cerca de 50 por cento pelo SIME – Sistema de Incentivos à Modernização Empresarial.
Ricardo Cordeiro