O Centro Hospitalar da Cova da Beira vai implantar a partir de Maio nos serviços de Urgência dos hospitais do Fundão e Pêro da Covilhã o sistema digital ALERT – Emergency Room Tracking.
Com este sistema, que consiste na informatização dos dados clínicos relativos a um episódio de urgência, o CHCB poderá «melhorar a capacidade de funcionamento do hospital e reduzir o tempo de espera nas urgências», salienta Miguel Castelo Branco, presidente do Conselho de Administração, uma vez que o método possibilita a informatização da informação relacionada com o atendimento dos utentes e a eliminação dos tradicionais papéis. Além disso, permite a identificação dos profissionais de saúde que acedem à informação por impressão digital e a identificação dos utentes por pulseiras, pois assenta na utilização de monitores sensíveis ao tacto. Para já, a informatização dos dados irá abranger apenas os serviços de Urgência, sendo que o objectivo é alargá-lo a todas as áreas hospitalares para que em 2006 o CHCB esteja a funcionar «sem papéis», salienta Miguel Castelo Branco.
Este é «apenas mais um passo num caminho que o CHCB está a traçar» para cumprir esse objectivo, acrescenta, avisando que o ALERT poderá causar «no início» alguma confusão junto dos utentes. O CHCB junta-se assim aos hospitais de Chaves, Santo António, no Porto, Portalegre, Mirandela e Beja, entre outros, que já têm este sistema desenvolvido pela empresa portuguesa MNI O CHCB junta-se assim aos hospitais de Chaves, Santo António, no Porto, Portalegre, Mirandela e Beja, entre outros, que já têm este sistema desenvolvido pela empresa portuguesa MNI A partir de segunda-feira, o Centro Hospitalar da Cova da Beira vai estar também ligado ao Centro de Histocompatibilidade para receber no serviço de sangue colheitas de possíveis dadores da medula óssea. A unidade passa assim a contribuir para o registo nacional de possíveis dadores da medula óssea A partir de segunda-feira, o Centro Hospitalar da Cova da Beira vai estar também ligado ao Centro de Histocompatibilidade para receber no serviço de sangue colheitas de possíveis dadores da medula óssea. A unidade passa assim a contribuir para o registo nacional de possíveis dadores da medula óssea Entretanto, o CHCB vai continuar a desenvolver o sistema de auditoria aos utentes para controlar e melhorar a qualidade do serviço prestado em todas as áreas do hospital. Trata-se unicamente de um inquérito feito aos utentes para avaliar a qualidade do serviço, de forma a «melhorar e adequar a prestação dos cuidados de saúde aos doentes», revela Miguel Castelo Branco. Dos inquéritos realizados, «90 por cento dos inquiridos tinham uma opinião favorável» ao serviço do hospital, adianta, sendo que as críticas mais frequentes dizem respeito à alimentação servida e à comunicação da informação. «Sabendo o que está mal, podemos melhorar», promete o presidente do CA.