A equipa B do Clube de Xadrez de Seia venceu no passado sábado a AEJ S. João da Madeira por 3,5-0,5 e isolou-se no comando da zona Norte do Nacional da IIª Divisão. As duas equipas ocupavam o topo da tabela até à quarta jornada, mas os visitantes desenvencilharam-se bem de um candidato ao título.
Apresentando quatro fortes xadrezistas e dois suplentes de valor, o CX Seia venceu, contra todas as expectativas, o seu adversário obtendo um empate e três vitórias. O MI espanhol Javier Sanz empatou com o ucraniano Roman Chemerys no primeiro tabuleiro, mas nos restantes Paulo Costa venceu Stephane Silva, Carlos Carneiro derrotou Fernando Pinho e Edgar Pereira bateu Albino Silva. Os senenses, que não poderão subir de divisão em caso de vitória final por o clube já estar representado no “top ten” nacional, têm agora um ponto de vantagem sobre os “Amiguinhos do Museu Alberto Sampaio”. Na próxima jornada, que se disputa no sábado, o CX Seia B recebe o CX de Montemor-o-Velho, último classificado. Na IIIª Divisão, a formação C do clube de Seia defrontou a equipa principal da ADE (Covilhã) com apenas três jogadores e perdeu de entrada no primeiro tabuleiro por falta de comparência.
Valeram depois Francisco Madeira e Vítor Leal, que venceram Marco Silva e Luís Bouxo, respectivamente. O empate de 2-2 ficou estabelecido após a derrota de Marino Ferreira frente a Ricardo Rei no terceiro tabuleiro. Noutros tabuleiros destaque para a vitória surpreendente da equipa B da ADE em Aveiro contra o Sindicato dos Bancários do Norte (1-3), enquanto o Oriental de S. Martinho segurou o empate (2-2) na visita da quarta equipa do Dias Ferreira (Porto). Na classificação, a série C é liderada pelo Estarreja, perseguido pelo CX Seia. A equipa principal da ADE é quarta, à frente da formação B. Já o Oriental é sexto. Na próxima jornada, a ADE recebe os Bancários de Aveiro, o CX Seia C viaja até à Gafanha da Encarnação e a ADE B defronta o Oriental em mais um “derby” da Covilhã.
A nível internacional, Kevin Spraggett venceu o Open Internacional de San Sebastian. Mais um brilhante resultado do Grande Mestre Internacional canadiano (ELO 2589) e primeiro tabuleiro do Grupo de Xadrez da Guarda, que ganhou recentemente o Open de Vale de Cambra. O torneio basco contou com a participação de 113 xadrezistas, incluindo duas dezenas de grandes mestres e mestres internacionais. O MI Nanko Dobrev (Bulgária) foi segundo e o GMI Ruslan Pogorelov (Ucrânia) terceiro, mas ambos com menos meio ponto que o vencedor.