Arquivo

Seia investe 750 mil euros na floresta

Plano a quatro anos prevê construção de pontos de água, perímetros de segurança nas freguesias e a melhoria do sistema de vigilância

A Câmara de Seia vai investir cerca de 750 mil euros para prevenir o risco de incêndio na mancha florestal do concelho, uma área altamente propensa à ocorrência de fogos florestais segundo a zonagem da Carta de Risco elaborada pela Direcção-Geral de Florestas.

As acções a desencadear durante os próximos quatro anos foram apresentadas durante o primeiro encontro da recém-criada Comissão Municipal de Defesa da Floresta. Uma das primeiras medidas a concretizar tem a ver com a construção de uma rede de pontos de água em todo o concelho, devidamente sinalizada, definida pelos bombeiros e Juntas de Freguesia. Uma segunda acção ocorrerá ainda durante este mês e diz respeito à definição de perímetros de segurança em todas as localidades, propostos pelos bombeiros, Protecção Civil Municipal, GNR e Juntas. No domínio da redução de ignição e progressão de incêndios, o município está a investir na elaboração do plano orientador de prevenção, cartografia digital, operações de silvicultura preventiva (limpeza e desramas) e infraestruturas, como a beneficiação de caminhos e a construção de pontos de água. Paralelamente, serão implementadas outras intervenções no âmbito da detecção e intervenção precoce em situações de incêndios, como a melhoria do sistema de vigilância e equipamentos específicos para detecção e intervenção precoce.

Sobre o autor

Leave a Reply