Arquivo

Candidato atrasado excluído

PS escolhe Carlos Alberto Panta em vez de José Parcerias em Figueira de Castelo Rodrigo

Carlos Alberto Panta, 37 anos, é o candidato do PS às autárquicas de Outubro em Figueira de Castelo Rodrigo. A concelhia aprovou, por unanimidade, na semana passada o nome do empresário hoteleiro e excluiu, por falta de comparência, José Parcerias, candidato auto-proposto desde Outubro.

O presidente da Junta de Freguesia de Escarigo tinha tudo preparado para fazer uma declaração de candidatura na última quinta-feira, mas tal não aconteceu. «Eu avisei que ia chegar atrasado, só que, ao contrário do habitual, a reunião começou à hora marcada e houve quem não pudesse esperar», explicou José Parcerias, que contava apresentar um resumo do seu programa eleitoral e um filme sobre o município. «Sou um perfeccionista. Como sabia que o secretariado ia propor uma candidatura, quis preparar melhor a minha, mas o atraso ficou a dever-se ao facto de ter sido avisado da reunião 24 horas antes», esclarece, estranhando a «pontualidade e a rapidez» com que tudo se passou. «Nunca antes isso tinha acontecido», garante. De resto, ironiza que talvez tenha sido melhor assim: «Ainda bem que não apareci porque não causei embaraços e facilitei a escolha», diz José Parcerias, que recusa falar em culpados ou responsabilizar alguém mas avisa que a «luta já começou».

O candidato preterido está neste momento a ponderar concorrer numa lista independente e até revela ter sido contactado por «duas forças políticas», pelo que a sua decisão só será conhecida até ao final de Abril. Contudo, para o PS figueirense o assunto está arrumado. «Carlos Panta reúne as condições que se enquadram no perfil proposto em Assembleia de Militantes», adiantou Henrique Silva, presidente da concelhia. Tanto assim que já foi formalmente apresentado na última segunda-feira.

E para que não restem dúvidas sublinha que os dirigentes presentes, 10 dos 15 membros da concelhia, ainda esperaram por José Parcerias. «Cumprida a meia hora académica, quem estava na reunião entendeu votar o nome proposto pelo secretariado», disse. Já sobre a possibilidade do autarca de Escarigo poder avançar como independente, Henrique Silva, que será o número dois da lista, explica que seria «desejável e até vantajoso» haver uma terceira candidatura à Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo.

Sobre o autor

Leave a Reply