Arquivo

Distrital da Guarda regressa com emoções fortes

Jornada deste domingo pode provocar alterações nos quatro primeiros lugares

Nada melhor que confrontos directos entre os dois primeiros e os seus perseguidores mais próximos na tabela classificativa para assinalar o regresso do campeonato Distrital da Iª Divisão da Guarda, após duas semanas de paragem devido à quadra natalícia. De facto, Fornos de Algodres e Mileu-Guarda, apenas separados por um ponto (34 contra 33), jogam no domingo a liderança da prova, enquanto o Aguiar da Beira, terceiro com 27 pontos, recebe o Sporting da Mêda, com menos dois.

O jogo grande daquela que é a penúltima jornada da primeira volta coloca frente-a-frente um dos melhores ataques da prova, o Fornos com 29 golos marcados, e a melhor defesa, o Mileu-Guarda que ainda só encaixou seis golos. Dado importante dos guardenses, a ter em conta nesta deslocação difícil, é que a baliza do titularíssimo Nuno Morais continua inviolável nos jogos fora de portas. De resto, o Mileu é a única formação que permanece invicta, contabilizando dez vitórias e três empates nos jogos já disputados. Contudo, a sua tarefa não deverá ser nada fácil no domingo, uma vez que o Fornos (11 triunfos, um empate e uma derrota em Foz Côa) já mostrou possuir argumentos suficientes para continuar na frente, contando ainda com a vantagem de actuar perante o seu público. Quem se atrasou ligeiramente na luta pelo título, fruto de três jogos seguidos sem ganhar, foi o Aguiar da Beira, que contabiliza oito vitórias, três empates e duas derrotas, tendo marcado apenas 17 golos e sofrido nove. A equipa de Totá não deverá querer desperdiçar a oportunidade de retomar a rota dos triunfos frente à equipa da Mêda, sabendo, à partida, que pelo menos um dos adversários directos na luta pela subida vai perder pontos. No entanto, a formação orientada por João Borrego, a mais concretizadora da prova a par do Fornos, também promete não conceder facilidades, agora que a terceira posição está apenas a dois pontos de distância.

Outro confronto que promete ser bem “quentinho” é o jogo Sabugal-Figueiró da Granja, não por as duas equipas estarem a lutar pelos lugares cimeiros, mas antes porque ocupam as indesejadas últimas posições. A fazerem um campeonato decepcionante, os homens da raia estão relegados, quase ao virar da prova, à posição de “lanterna vermelha” da competição, que pertenceu até à última jornada precisamente à equipa do concelho de Fornos, mais motivada após duas vitórias seguidas. Numa jornada repleta de jogos apetecíveis, outra partida bastante disputada deverá ser o “derby” concelhio entre Pinhelenses e Alverquenses, separados apenas por um ponto na segunda metade da tabela. Depois de um começo bastante prometedor, a turma da “cidade-falcão” entrou em rota descendente e regressar o mais rapidamente possível às vitórias que lhe fogem há várias jornadas. Outro “derby” é o jogo Arcozelo-Desportivo de Gouveia, que volta a ser disputado depois de várias épocas de interregno. Nas restantes partidas, o Figueirense, outra equipa que está aquém das expectativas, visita a Lageosa do Mondego, tranquila por ora na tabela. Quanto ao Vila Cortês do Mondego, também quinto classificado e uma das agradáveis surpresas do campeonato, vai jogar a Vila Nova de Foz Côa onde o líder Fornos baqueou. Por último, o Manteigas, “afundado” no sétimo lugar, recebe o Desportivo de Trancoso.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply