As comemorações do 11º aniversário do Comando Territorial da Guarda da GNR decorreram esta tarde na cidade do Sabugal. Apesar do tempo húmido tudo correu conforme planeado. A partir das 14h30, no Largo da Fonte, a parada foi formada por militares da GNR e um batalhão da Guardia Civil de Espanha, que assim se associou às celebrações da GNR da Guarda.
Após agradecer a colaboração da autarquia, o Comandante do Comando Territorial da Guarda, Coronel Luís Cunha Rasteiro, recordou que Portugal é um dos países «mais seguros do mundo», acentuando também «a redução de criminalidade» na região.
Cunha Rasteiro elencou algumas medidas, ações e programas «para uma resposta mais eficaz» por parte da GNR, e considerou que a sinistralidade rodoviária e o combate à violência doméstica são prioridades no trabalho da instituição, recordando que «o patrulhamento de proximidade» – e em breve a teleassistência – são o caminho para o melhor desempenho das funções.
Cunha Rasteiro apresentou ainda alguns dados sobre a descida da criminalidade no distrito da Guarda, mas asseverou que «mais do que os números é o reconhecimento da nossa atividade» que o faz sentir orgulhoso do trabalho do Comando de que é responsável. E recordou os que «ao serviço da GNR» caíram no exercício das suas funções ou correram «risco de vida», apresentando o «devido reconhecimento do Vosso Comandante».
A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, o Juiz Desembargador Antero Luís, que dissertou sobre a criminalidade em Portugal, concluindo que, apesar dos resultados da região estarem acima da média nacional, é possível aumentar a eficácia», sendo para isso necessário «dotar as autoridades dos meios necessários» a um melhor desempenho.
Neste contexto, Antero Luís assegurou o compromisso do Governo com o Comando Territorial da Guarda, nomeadamente as obras do novo quartel, que devem ficar concluídas em 2021.
Depois, houve ainda tempo para impor condecorações e homenagear militares falecidos no desempenho das suas funções, terminando a cerimónia com um desfile das forças em parada.