A partir de 15 de maio, todos os passes rodoviários e ferroviários na região que integra o território da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) vão ter uma redução no custo de 40 por cento.
No caso de passes para residentes estudantes, com menos de 23 anos, e para residentes com mais de 65 anos a redução vai mesmo chegar aos 60 por cento. De acordo com António Ruas, primeiro secretário executivo da CIMBSE, «a medida vai beneficiar uma população de quase 250 mil habitantes, que passa a ter um acesso mais barato aos transportes públicos».
O responsável acrescenta, num comunicado, que «os objetivos da sua implementação passam também pela promoção dos transportes coletivos em detrimento do transporte privado, a redução do número de carros das cidades, reduzindo o tráfego e facilitando o estacionamento nos centros urbanos». A deliberação foi aprovada em reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal da CIMBSE no passado 18 de abril e acontece no âmbito do PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária nos transportes públicos de passageiros.
Envolve um custo anual total de 509.094 euros, dos quais 496,677 serão suportados pelo Orçamento Geral do Estado e o restante por cada um dos 15 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.
Estes descontos já tinham sido divulgados por Paulo Fernandes, autarca do Fundão, na reunião do executivo realizada na semana passada.