Região

Produtos regionais de Fornos de Algodres à distância de um clique

Escrito por Jornal O Interior

Município criou plataforma online para ajudar a escoar os produtos locais, cabendo aos produtores gerir as encomendas

“O Bom Sabor da Serra” é o nome do site criado pelo município de Fornos de Algodres para vender online os produtos gastronómicos do concelho. Lançado no passado dia 16, com o apoio do Fundo Ambiental e inserido na Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, o projeto pretende «levar o bom sabor da Serra [da Estrela] diretamente de Fornos de Algodres para o mundo», facilitando a aquisição à distância de produtos agroalimentares típicos da região.
No site www.obomsabordaserra.pt é possível comprar queijo, enchidos e fumeiro, vinho, azeite, mel, doces regionais e as queijadas de urtiga, com um prazo de entrega de dois dias úteis. A plataforma online permite aos utilizadores aceder a promoções e produtos destacados e admite as formas de pagamento habituais dos sites de vendas virtuais. A gestão das encomendas é da responsabilidade de cada produtor, para o qual revertem todos os valores transacionados, adianta a autarquia. Bruno Costa, vereador do município, revela que «o desempenho do site tem sido uma surpresa para mim. Desde o lançamento, a 16 de março, que temos tido várias encomendas, algumas delas com um volume diversificado de produtos comprados por particulares».
Quanto à logística necessária, depois de processada, a encomenda é expedida «cumprindo todas as normas de segurança», sendo que a edilidade tem «uma parceria com os CTT para a distribuição e estamos ainda a acertar pormenores com uma empresa de transporte refrigerado, de forma a garantir a qualidade dos produtos nas entregas mesmo em épocas de maior calor. Pensámos bem em todos os desafios antes de colocar a plataforma online», acrescenta o responsável. A plataforma é a primeira que permite a compra direta de produtos regionais, «todos exclusivamente produzidos por produtores locais, com recurso a ingredientes também eles cem por cento locais». O objetivo, segundo Bruno Costa, é alargar a abrangência desta ferramenta a outros municípios da região e aos seus produtos mais tradicionais.
«Só trabalhando em rede, de forma inclusiva e cooperante, é que podemos ajudar os produtores da região», considera o vereador. Bruno Costa salienta ainda o «cariz inovador» do projeto, que possui duas grandes vertentes: «A criação da plataforma e a respetiva divulgação, que envolve grandes “outdoors” colocados na A1, na cidade de Coimbra e em Viseu, bem como anúncios na imprensa local e na televisão, que estamos ainda a preparar», exemplifica o eleito.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply