Ao terceiro domingo de cada mês, os habitantes das aldeias do concelho de Pinhel têm a oportunidade de visitar e conhecer os museus da cidade.
A iniciativa denominada “Tardes nos Museus” arrancou em janeiro com o objetivo de «dar a conhecer a riqueza e a diversidade do património concelhio aos residentes no concelho através de visitas guiadas aos museus da Casa da Cultura – Museu Municipal e Museu José Manuel Soares», justifica a autarquia. Para facilitar a organização das visitas, em cada mês serão convidados os habitantes de uma das localidades do concelho, ficando o transporte a cargo do município, sendo necessário uma inscrição prévia na respetiva Junta de Freguesia. No Museu Municipal os visitantes poderão apreciar as exposições patentes, enquanto no Museu dedicado a José Manuel Soares terão a oportunidade de conhecer a vida do pintor e recordar os grandes acontecimentos e protagonistas da História de Portugal, monumentos, paisagens rurais através das suas obras, bem como o importante contributo que deu na área da ilustração.
Câmara distinguida com Troféu FPAK
A Câmara de Pinhel foi distinguida pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, em janeiro, com o Troféu FPAK pelo seu trabalho na promoção do desporto automóvel e do drift.
A distinção foi entregue a Daniela Capelo, vice-presidente do município, na Gala dos Campeões, que teve lugar no Tagus Park, em Oeiras. Em 2018, Pinhel, com organização e apoio do Clube Escape Livre, conseguiu integrar pela primeira vez uma prova no Campeonato de Portugal de Drift, estando já assegurada nova inclusão no calendário da modalidade este ano. «Em 2019, a Câmara Municipal de Pinhel e o Clube Escape Livre reforçarão a parceria que faz de Pinhel a capital do drift em Portugal», declarou na altura Daniela Capelo.
Preservação ambiental é tema de colóquio no sábado
A cada edição da Feira das Tradições há um colóquio para aprofundar o tema escolhido.
Este ano, a sessão dedicada à “Preservação Ambiental” decorre no sábado, a partir das 14h30, na sala de colóquios do certame, no Centro Logístico. Os oradores são Pedro Teiga (empresa Engenho e Rio Lda.), João Silva (Resiestrela), major Cláudio Saraiva (SEPNA da GNR da Guarda) e Conceição Matos (empresa “Planalto Dourado”). Na ocasião serão também entregues os prémios do concurso de fotografia “Objetiva Pinhel”.
INATEL vai cumprir sonho dos habitantes de Penhaforte
A aldeia de Penhaforte, no concelho de Pinhel, venceu a edição de 2018 do programa “Aldeia dos Sonhos”, promovido pela Fundação INATEL.
O anúncio foi feito em janeiro, durante a gala “Reconhecer 2019”, e o INATEL deverá divulgar brevemente o sonho que a comunidade desta anexa da freguesia do Lamegal pretende realizar. A iniciativa “Aldeia dos Sonhos” destina-se a todos os habitantes de aldeias portuguesas com cem ou menos residentes permanentes, permitindo a concretização de sonhos de natureza turística, cultural e desportiva das populações mais isoladas do país, que de outra forma, não teriam possibilidade de os concretizar. Nas últimas edições foram escolhidas a aldeia de Ouguela (Campo Maior) em 2014; São Miguel do Pinheiro (Mértola) em 2015, Aldeia de Rio de Onor (Bragança) em 2016, e Rio de Mel (Oliveira do Hospital) em 2017.
Os sonhos representados nestas candidaturas vão desde a vontade de ver o mar pela primeira vez, de assistir a um concerto de música numa sala de espetáculos, de visitar um grande estádio desportivo ou cidades como Lisboa ou Porto. «O projeto tem como objetivo a sensibilização para a importância da salvaguarda do património cultural – material e imaterial – das aldeias históricas portuguesas, assim como a atribuição de maior notoriedade a pequenas localidades, designadamente com visitas turísticas organizadas», refere a Fundação INATEL a propósito desta iniciativa.