Decorreu hoje a assinatura do acordo de apoio dos municípios da região à Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura. O protocolo visa estabelecer um modelo estratégico de cooperação com outros municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE). Além de todos os municípios integrantes da CIMBSE (Mêda, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Pinhel, Sabugal, Belmonte, Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Gouveia, Seia, Manteigas, Fundão e Covilhã), associaram-se à Guarda também os municípios de Vila Nova de Foz Côa e Aguiar da Beira. Ou seja, 17 municípios e mais de 250 mil habitantes que se juntam «numa candidatura do território pela cultura», como salientou o presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro.
A Câmara da Guarda pretende assim elaborar um Plano de Ação que seja adequado a articular as diferentes estratégias locais, aproveitando as economias de escala que a partilha de recursos e a participação em redes proporcionam.
Após a assinatura do Acordo Intermunicipal, realizou-se a Finissage do Salão de Outono, uma Conversa-Aberta partindo da temática “Santa Rita Pintor (1988-2018): 100 anos da Sua Morte”, contando com a participação de Guilherme Santa Rita, João MacDonald, Pedro Teixeira da Mota, Fernando Rosa Dias e Luís Lyster Franco, sob a moderação de João Mendes Rosa, diretor do Museu da Guarda.