Promover o azeite promovido nas freguesias de Benespera, João Antão e Ramela, no concelho da Guarda, é o objetivo do projeto “Sabores e Tradições do Vale da Teixeira”, apresentado esta semana no IPG.
Trata-se de uma ação comunitária de base territorial que inclui a realização de atividades até 20 de janeiro para dinamizar o território abrangido e divulgar as suas potencialidades. «O olivoturismo poderá ser uma oportunidade e um dos fatores de diferenciação deste território», disse Ana Lopes, professora do IPG que faz parte da organização. A iniciativa começou esta quarta-feira com alunos de uma escola da Guarda que assistiram à apanha da azeitona na Ramela. Para 8 de dezembro, também naquela localidade, está programada uma ação do IIº Encontro Fotografia sem Fronteiras: Imagem e Território, do Centro de Estudos Ibéricos, enquanto nos dias 5 e 6 de janeiro realiza-se na Benespera uma mostra e feira de produtos regionais, uma exposição fotográfica e uma mesa redonda sobre “As utilizações ancestrais do azeite: o sagrado e profano”.
Na semana seguinte haverá diversas iniciativas em João Antão relacionadas com a confeção do pão tradicional e nos dias 13 e 20 de janeiro o projeto regressa à Ramela para uma tradicional lagarada. “Sabores e Tradições do Vale da Teixeira” é promovido pelo IPG, município da Guarda, Juntas de Freguesia de Benespera, João Antão e Ramela, Centro Cultural, Social e Desportivo da Ramela, Associação Cultural e Recreativa e a Associação para o Desenvolvimento Integrado da Benespera.