O duelo protagonizado por António Alexandre e Vítor Viçoso, ambos em Mini, levou ao rubro a sexta edição do Slalom de Castelo Rodrigo, disputada no último fim-de-semana nas imediações daquela Aldeia Histórica. A única prova do distrito da Guarda pontuável para o Troféu Nacional de Slalom atraiu mais de duas mil pessoas e originou uma empolgante competição ao centésimo de segundo em duas mangas no troféu absoluto, conquistado por António Alexandre. Na categoria “não Minis”, Jorge Almeida (Peugeot) dominou e confirmou o título de campeão nacional.
O espectáculo começou com a prova nocturna de sábado em pleno centro de Figueira de Castelo Rodrigo. A manga inaugural correu de feição a Vítor Viçoso, que saiu vencedor do traçado idealizado pelo Clube Escape Livre mas com uma margem muito apertada de cinco centésimos de segundos sobre António Alexandre. A discussão do troféu absoluto ficou assim mais apimentada na prova de domingo, realizada pela primeira vez nas proximidades da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo. Ambos sabiam que o mínimo erro de um deles bastava para fazer a diferença, só que o infortúnio coube a Vítor Viçoso. O piloto deu um toque num passeio e foi incapaz de suster o ímpeto de António Alexandre, autor de uma segunda prova irrepreensível, proeza que lhe garantiu a vitória neste Slalom de Castelo Rodrigo. No que diz respeito aos “não mini”, Jorge Almeida, seis vezes campeão nacional, bateu Bruno Camacho (Opel) e Jorge Araújo (Fiat) na manga nocturna. Na tracção traseira, viveram-se outros momentos de grande emoção, já que Dino Almeida (Ford) e Jaime Pires (Honda) protagonizaram provas muito rápidas e espectaculares, como só um carro de tracção traseira é capaz de proporcionar.
Classificações que não sofreram alterações no domingo, uma vez que Jorge Almeida confirmou a sua boa prestação da véspera e obteve um triunfo importante. Na categoria de tracção traseira de nada valeram os esforços de Jaime Pires para ultrapassar Dino Almeida. O Slalom de Castelo Rodrigo, organizado pelo Clube Escape Livre, em parceria com o Slalom Clube de Portugal e o patrocínio da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, teve ainda em Arlindo Rocha outro destaque. O piloto de Ponte de Lima proporcionou um autêntico espectáculo de perícia com o pequeno e surpreendente Aixam, tendo arrancado muitos aplausos do público. Já Eduardo Figueiredo repetiu a classificação de melhor piloto do distrito e venceu novamente a Taça Sílvio Oliveira, enquanto José Santos foi o melhor piloto de Figueira ganhando o troféu Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo.