Para debater o presente e o futuro do turismo nacional, a Guarda acolhe a 7 e 8 de maio a quinta edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal.
Na conferência de apresentação do programa, realizada na segunda-feira, Pedro Machado referiu que o mercado interno «é provavelmente o melhor mercado para combater» a sazonalidade, a litoralidade e para aumentar a duração das dormidas dos turistas. «A Guarda será, provavelmente, das cidades que tem melhor situação geográfica privilegiada para combater a ideia da interioridade e, cada vez mais, colocarmos o foco numa cidade e numa região da Serra da Estrela que tem aqui esta equidistância entre aquilo que é o litoral atlântico e aquilo que é a base do nosso primeiro mercado, que é o mercado espanhol», defendeu o presidente do Turismo do Centro. O encontro, dirigido a todos os interessados no setor, decorrerá no TMG e deverá contar com cerca de 400 participantes.
Durante dois dias, atores e especialistas, nacionais e internacionais, na área do turismo darão o seu contributo em cinco painéis e uma mesa redonda. Destaques para a participação de Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural; Francisco Martín Simon, Diretor-Geral de Turismo da Junta da Extremadura (Espanha); Domingos Xavier Viegas, coordenador do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; João Paulo Catarino, coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior; e de Paula Araújo da Silva, Diretora-Geral do Património Cultural