O município de Figueira de Castelo Rodrigo criou um uma nova plataforma, intitulada “Residir e Investir em Figueira de Castelo Rodrigo”, com o objetivo de divulgar o território e atrair novos residentes e investidores.
As empresas podem obter apoios financeiros para o investimento, nos programas Investigação e Desenvolvimento, Qualificação, Empreendedorismo e Inovação, bem como «aceder a um conjunto relevante de benefícios fiscais no âmbito do imposto sobre o rendimento de pessoas coletivas, imposto de selo, imposto sobre transações, entre outros», segundo a autarquia. Já os indivíduos particulares que pretendam residir no concelho e que não residam em Portugal nos últimos cinco anos, «podem ao abrigo do estatuto de residente não habitual obter benefícios no âmbito do imposto sobre rendimentos», por um período de dez anos.
Além dos benefícios fiscais, os novos residentes têm direito ao “Visto Gold”, que permite que o seu detentor e família residam em Portugal e viagem livremente pela Europa. «Os dententores de “Visto Gold” usufruem de facilidades especiais na obtenção da nacionalidade portuguesa», refere o município. Para mais informações poderá aceder ao sítio do município de Figueira de Castelo Rodrigo (www.cm-fcr.pt) ou dirigir-se aos Paços do Concelho.