Fornos de Algodres acolhe no fim-de-semana a última feira do queijo Serra da Estrela do ano para promover os produtores locais e uma iguaria que é imagem de marca do concelho.
O certame reúne os pastores, as queijarias tradicionais e os produtores de queijo DOP do município, além de produtos regionais como o azeite, os enchidos, o mel, o vinho Dão e a doçaria. Para a festa ficar completa, o evento dedica ainda um espaço ao artesanato, à música, ao folclore, ao cão Serra da Estrela e à ovelha bordaleira, a raça autóctone da região serrana. Antes da feira realiza-se amanhã uma sessão técnica dedicada à floresta no Centro Cultural Dr. António Menano. A festa dos pastores e produtores de queijo fornenses abre no sábado, pelas 9 horas, com vários grupos de bombos e concertinas. A sessão solene decorre meia hora depois e para as 10h30 está reservada uma prova de queijo aberta a todos. Durante o almoço serão entregues os prémios do IIIº concurso de ovinos e à tarde está prevista uma visita guiada à queijaria artesanal de Quim Estrela, em Vila Ruiva. Às 16h30 há nova prova de queijo e à noite atuam os Sons do Minho.
No domingo há animação musical do recinto do mercado municipal e uma visita guiada à queijaria artesanal de Odete e Isabel Reis, em Maceira. A manhã inclui mais uma prova de queijo (10h30) e à tarde (14h30) tem lugar o IVº Festival de Folclore. «A feira do queijo de Fornos de Algodres pretende mostrar e manter viva a autenticidade e a genuinidade da produção do queijo Serra da Estrela, a sétima maravilha da gastronomia nacional», refere o município em comunicado.