A velocidade, perícia e adrenalina estão de regresso a Figueira de Castelo Rodrigo este fim-de-semana. De acordo com o que sucedeu nas edições anteriores, e fazendo jus ao epíteto de “prova-rainha” do Campeonato Nacional da especialidade, a organização do VI Slalom de Castelo Rodrigo espera que a competição volte a atrair muito público. Entretanto, os jornalistas dos órgãos de comunicação social da região vão ser de novo desafiados a «trocarem a caneta e o microfone pelo volante» durante alguns minutos.
«Gostaríamos que Figueira recebesse a maior enchente dos últimos tempos para assistir à prova», sublinha Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, entidade organizadora da prova, em parceria com o Slalom Club de Portugal, com o apoio da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo. Do mesmo modo, pelo sexto ano consecutivo, o clube organizador «envidou esforços para que o Slalom de Castelo Rodrigo continue a constituir a mais importante prova do Campeonato Nacional», garante. Há cerca de dois anos que a única competição pontuável para o Troféu Nacional da modalidade organizada no distrito da Guarda adquiriu o estatuto de «”prova-rainha”» do slalom nacional. A prova de Castelo Rodrigo é caracterizada por uma jornada dupla, cuja particularidade reside no facto da primeira das duas classificativas ser realizada à noite, em pleno centro da vila, a partir das 20 horas. Já no domingo, a competição prossegue nas imediações da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo. Mais uma vez, estarão em prova «os melhores especialistas nacionais da perícia», com destaque para António Silva, na categoria mini, e Jorge Almeida, na não-mini, que já venceram a competição figueirense por três vezes.
Quem também salientou a qualidade dos condutores presentes foi o autarca local Armando Pinto Lopes, que sublinhou que «há mais e melhores pilotos a cada ano que passa». De resto, o sucesso alcançado com esta organização «só vem provar que tínhamos razão quando decidimos apostar numa prova com esta qualidade», afirmou. Desta vez é também possível a inscrição de qualquer condutor que, mesmo com o carro que utiliza no seu dia-a-dia, queira mostrar os seus dotes de “ás” do volante. Para além de prémios monetários no valor de 2.500 euros, serão ainda atribuídas a Taça Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, para o melhor classificado natural de Figueira, e a Taça Silvio Oliveira, para o melhor do distrito da Guarda. À semelhança de anos anteriores, na apresentação do Slalom de Castelo Rodrigo, que decorreu na semana passada nas instalações da CDV, novo concessionário Opel para o distrito, foi também revelado o III Troféu Comunicação Social/Opel Corsa. Esta competição dedicada aos profissionais da comunicação social regional vai ser disputada com um carro e num local diferente no domingo, próximo de Castelo Rodrigo, num traçado muito competitivo. Luís Celínio não deixou, mais uma vez, de “desafiar” os jornalistas da região a «trocarem a caneta e o microfone pelo volante» durante alguns minutos.
Ricardo Cordeiro