Após um jejum de dois anos, as Festas da Cidade estão de regresso por estes dias e para ganhar fôlego colam-se à Feira de S. João, outra tradição perdida na Guarda. O resultado intitula-se agora Festas da Feira de S. João, numa organização da autarquia, e promete animação variada na Praça Velha, com destaque para os concertos de Mariza, Blasted Mechanism, Sérgio Godinho e Ala dos Namorados. Tudo bem compartimentado em quatro dias. A fadista Mariza assinalou ontem à noite o arranque da festa, mas até ao dia 26 pode encontrar uma feira antiga, exposições, cinema ao ar livre e uma feira de produtos em segunda mão.
Este novo figurino das Festas da Cidade, habitualmente realizadas no final de Julho, começou com uma Feira Antiga, a decorrer em redor da Sé, onde se vendem produtos da região, artesanato e arte popular. O certame funciona durante todo o dia e vai ter actividade permanente com música popular, teatro, jogos e animação de rua por colectividades do concelho e grupos profissionais. À noite, o cenário magistral da Praça Velha está reservado para espectáculos de fogo e música. A noite de S. João foi reservada para Mariza, que inaugurou o palco com o novo fado. A cantora, tida cada vez mais como a grande sucessora de Amália Rodrigues, foi eleita no ano passado pela rede britânica BBC Rádio como a melhor artista da Europa na categoria de “world music”, muito por culpa do seu primeiro álbum “Fado Curvo”, um sucesso de vendas, tal como “Fado em Mim”. Radicalmente diferente, em termos visuais e musicais, vai ser o concerto da banda Blasted Mechanism, esta noite. Trata-se de um dos projectos mais invulgares e inovadores do panorama musical nacional, cujos concertos são reconhecidamente espectáculos memoráveis. “Beats”, “dub”, electrónica, “funk”, “acid jazz” e sobretudo muita fusão à mistura são os ingredientes dos “Blasted Mechanism” e que a crítica especializada já qualificou de «música para extraterrestres, mas instrumental e humana».
Vem depois o histórico Sérgio Godinho e a sua música de agitar gerações, enquanto os Ala dos Namorados encerram sábado esta primeira edição das Festas da Feira de S. João. Ainda ao programa está a iniciativa “De mão em mão: Livros e audiovisuais em promoção”, que se desenvolve todas as noites na rua do Comércio onde se poderão adquirir livros, CD’s, discos em vinil, vídeos e DVD’s em segunda mão a preços acessíveis. Já os amantes da Sétima Arte têm encontro marcado nos claustros do Paço da Cultura. Ali, “O Cinema apanha Ar” todas as noites até sábado. Ontem a sessão pertenceu a Charlie Chaplin, hoje é a vez de “Parade”, de Jacques Tati, e amanhã será exibido o polémico e premiado “Bowling for Columbine”, do realizador norte-americano Michael Moore. Finalmente, o divertido “O Sentido da Vida”, dos Monty Python, conclui este pequeno ciclo de cinema ao ar livre. Paralelamente, há duas exposições para ver na Mediateca VIII Centenário – “O Maravilhoso Mundo da Imagem em Movimento” – e na Biblioteca Municipal – “A Feira de S. João na Guarda de outros Tempos”.
Luis Martins