Arquivo

Nova companhia profissional de teatro na região

”Teatro Azul” arranca com a estreia da peça “Três na Mesma Cama”

A peça de teatro “Três na mesma Cama”, que irá estrear «dentro de dias» no Fundão com Nuno Miguel Henriques e Carlos Miguel “Fininho”, marca o arranque da companhia profissional “Teatro Azul”. O novo grupo artístico contém nove elementos e surge na sequência da produtora Pátio das Ideias do actor fundanense Nuno Miguel Henriques. Com o objectivo «primordial» de fazer «bom teatro para todos, sem pretensões de ser melhor ou pior», explica o responsável pela companhia, frisando, no entanto, que o Teatro Azul é «uma companhia diferente do comum» por estar sedeada na Casa Museu/ Turismo Rural no Salgueiro. «Estando sediados no interior do concelho de Fundão, mais concretamente no centro histórico da aldeia típica de Salgueiro, afirmamo-nos simultaneamente uma companhia nacional porque partimos da beira para o país, tal como aconteceu com o Pátio das Ideias», explica Nuno Miguel Henriques, que está crente do sucesso deste novo grupo profissional. E, para isso, basta-lhe a experiência do sucesso do espectáculo “Um Poder Chamado Palavra” que marcou a estreia da produtora Pátio das Ideias. Desde então, o espectáculo já percorreu mais de cem localidades, para além de ter estado em exibição no Teatro Rivoli no Porto e no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa.

O novo projecto de Nuno Miguel Henriques conta para já com o apoio da Câmara do Fundão, mas o actor acredita ainda que o trabalho da companhia será bem acolhido pela Covilhã, Belmonte, Idanha-a-Nova, Guarda, Sabugal, Manteigas, Castelo Branco, entre outros concelhos. «Precisamos de todos, sem excepção, e acredito que a região também precisa de nós», acrescenta. Para além de espectáculos de teatro e de outras artes, a companhia vai ainda promover cursos intensivos de teatro, técnica vocal, produção de espectáculos e protocolos nas artes. Cursos que serão promovidos na aldeia do Salgueiro, com a junta de freguesia, e que se destinam a outras companhias de teatro profissionais ou amadoras sedeadas no interior do país.

Entretanto, a peça “Três na Mesma Cama” deverá estrear nos próximos dias no Fundão, depois da antestreia na aldeia do Salgueiro. Trata-se de uma comédia «propícia para o período estival» que deverá funcionar como «uma reflexão sobre os valores ou a falta deles, que põe o público a rir e a pensar de si», salienta o actor. Além de Nuno Miguel Henriques, contracena ainda o actor Carlos Miguel, o eterno “Fininho”, que marcou uma geração nos anos 80 e meados de 90, afastado dos palcos devido a dois tumores nas cordas vocais. Para além de assinalar os «40 anos de carreira», a presença de “Fininho” «vai ser uma surpresa para todos», porque o público da Beira «gosta dele e o quer ver a representar».

Sobre o autor

Leave a Reply