Arquivo

Autarquias do Sabugal e Pinhel desafiam munícipes a apresentarem propostas

Orçamento participativo

O município do Sabugal estimula os munícipes a proporem ideias para o futuro da cidade através do Orçamento Participativo (OP) 2017, cujo investimento corresponde a 50 mil euros.

Os interessados podem participar até 21 de abril, através do endereço op.cm-sabugal.pt, sendo que cada cidadão só pode apresentar uma proposta que não ultrapasse os 25 mil euros. A iniciativa abrange todas as áreas de competências do município pelo que poderão ser entregues propostas nas categorias Economia Social, Património Cultural e Natural, Dinamização da Produção Local e Desporto, Saúde e Bem-estar. Depois de entregues as propostas, haverá um período de análise técnica, entre 26 de abril e 31 de maio, para verificar a viabilidade dos projetos. Todas as ideias com viabilidade técnica irão depois a votação pública, que decorre de 3 de julho e 10 de agosto. A apresentação pública do projeto vencedor vai acontecer a 31 de agosto.

Também Pinhel avançou com a apresentação, na passada sexta-feira, da segunda edição do seu Orçamento Participativo. A fase de apresentação de propostas só abrirá a 1 de maio, terminando a 16 de junho, e tanto pessoas singulares como coletivas (incluindo associações e IPSS) podem apresentar projetos, através de uma plataforma online – que ainda não está disponível – ou de forma presencial, na Câmara Municipal ou nas Juntas de Freguesia do concelho. Depois de entregues as propostas, decorrerá o período de avaliação técnica (de 19 a 22 de junho). A 20 de julho, e até 31 de agosto, dá-se o período de votação dos projetos selecionados e só a 8 de setembro será apresentado o projeto vencedor. Associada ao OP de Pinhel vai estar uma verba no valor de 150 mil euros.

Sobre o autor

Leave a Reply