Os cosméticos naturais têm sido, cada vez mais, alvo de muita procura. Atenta ao mercado, este foi o ponto de partida para Liliana Silva criar a Sensitiva, uma empresa dedicada a produtos naturais, sem químicos agressivos e indicados para pessoas com peles sensíveis.
Inicialmente era apenas um estudo que desenvolvia por ter uma pele sensível e por gostar de fazer pesquisas sobre este tema de modo a «criar alternativas», mas as suas experiências foram-se tornando mais sérias e deram-lhe oportunidade de criar a sua própria empresa, que já está a funcionar desde o passado 22 de fevereiro. Formada em Engenharia Química e natural da Guarda, foi no Sabugal que Liliana Silva viu uma oportunidade de negócio. A este concelho ligam-na laços familiares – a sua mãe é natural de Quadrazais –, e a Serra da Malcata, onde costuma procurar ervas, contudo, foi sobretudo a autarquia a grande culpada da decisão de sediar a sua empresa no município raiano ao ceder-lhe, em regime de comodato, o edifício onde está instalada a sede da empresa. «Foi um apoio fundamental para permitir a minha atividade de produção de cosméticos», salienta a empresária.
Ainda numa fase inicial, a Sensitiva tem dois colaboradores mas a vontade de que a empresa cresça fazem crer a Liliana Silva que, «a médio prazo, esse número venha a aumentar». Os «métodos de produção tradicionais» são a base dos produtos que desenvolve, que não se ficam apenas pelos cosméticos, há também produtos de higiene pessoal e velas com fragrâncias. Poder desenvolver os seus próprios produtos e posteriormente o fabrico local é algo que «muito nos orgulha, pois envolveu várias autorizações de organismos nacionais e análises constantes feitas por laboratórios independentes que atestam a qualidade dos produtos», adianta Liliana Silva. Entre os ingredientes usados destaque para o mel, a castanha, o azeite e o óleo de amêndoas doces, sendo que «procuramos usar, sempre que possível, produtos concelhios/regionais nas preparações», assegura a empresária, acrescentando que «os ingredientes usados são naturais, de qualidade e não testados em animais».
Ainda a dar os primeiros passos, mas cheia de projetos, a sócia-gerente da empresa ambiciona «criar uma marca reconhecida, competitiva no setor e com possibilidade de crescimento, que represente produtos cosméticos naturais de qualidade superior e levar o consumidor a valorizar e a diferenciar estes produtos dos sintéticos produzidos em massa», sublinha Liliana Silva.
Ana Eugénia Inácio