O auditório do Instituto Politécnico da Guarda vai acolher, nos próximos dias 26 e 27, as Jornadas de Engenharia Topográfica, organizadas pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG).
Sob o tema “A Geoinformação na rota do desenvolvimento”, a segunda edição destas jornadas pretende proporcionar um fórum de reflexão e debate sobre a importância da Informação Geográfica (IG) no desenvolvimento, uma vez que a mesma serve de base à criação de modelos de Planeamento e Gestão Territorial. Nesse sentido vão ser apresentados diversos trabalhos de âmbito científico e técnico relativos aos vários domínios da Informação Geográfica, como são a Cartografia, a Fotogrametria, a Geodesia, a Detecção Remota, os Sistemas de Informação Geográfica e o Planeamento.
A sessão de abertura das jornadas está marcada para as 9h45 e conta com a presença de do Governador Civil da Guarda, e dos presidentes da Guarda, do Nerga e do Instituto Politécnico da Guarda. “A contribuição das Ciências da Informação Geográfica no desenvolvimento do País” é o tema em debate por Glória Quinaz, Pedro Lopes, Octávio Alexandrino, José Mendes e o Coronel Arménio Castanheira. Durante a tarde vários convidados vão falar sobre Planeamento Transfronteiriço, a utilização da cartografia, vectores de qualidade em cartografia digital, entre outras temáticas, realizando-se no fim uma demonstração de equipamento topográfico no Campus do IPG Empresas. O último dia é marcado por várias apresentações, nomeadamente sobre “A Produção da Cartografia em Portugal” seguido de um debate com todos os intervenientes. Posteriormente serão explanados diversos assuntos, designadamente sobre Fotogrametria, deformação co-sísmica, motorização de barragens por métodos geodésicos, entre outros.