Arquivo

Tentativa de assalto resulta em três mortos

Aguiar da Beira

Um militar da GNR e dois civis morreram e outro militar ficou ferido com gravidade na terça-feira, em Aguiar da Beira, na sequência de uma tentativa de assalto ao hotel em construção junto às Termas da Cavaca que ocorreu nessa madrugada.

Tudo terá começado quando os dois militares em patrulha se cruzaram com dois suspeitos na zona industrial da vila. O encontro fatídico foi «inopinado», tanto que os guardas foram baleados e não tiveram a «oportunidade de usarem as próprias armas», segundo relatou aos jornalistas o major Pedro Gonçalves, do Comando Territorial da Guarda. Os assaltantes colocaram Carlos Caetano, de 24 anos, natural de Aguiar da Beira, – o militar que acabou por falecer em consequência dos ferimentos – na bagageira do carro patrulha e fugiram do local, tendo abandonado o veículo cerca de cinco quilómetros depois, no lugar da Quinta das Lameiras. Já o companheiro de patrulha, de 41 anos, foi transportado para o Hospital de Viseu com ferimentos graves.

As outras duas vítimas mortais foram descobertas durante as buscas efetuadas pelas forças de segurança nas imediações do local onde foi encontrado o carro da GNR. Trata-se de um casal, com idades entre os 40 e 50 anos, que apresentava ferimentos de bala. O homem morreu no local e a mulher foi transportada para o Hospital de Viseu em estado grave, tendo acabado por falecer mais tarde. Para o major Pedro Gonçalves, «haverá um grande grau de probabilidade das duas situações estarem relacionadas», estando a investigação em curso. Até à hora do fecho de edição, estava montada uma “caça ao homem” com mais de 100 operacionais mobilizados nos distritos da Guarda e Viseu, mas também na fronteira de Vilar Formoso. Um dos suspeitos já foi identificado e está referenciado por outras atividades criminosas, razão pela qual são considerados «perigosos» pelas autoridades.

Pedro Dias, um dos suspeitos, chegou a ser visto pela GNR na zona de S. Pedro do Sul (Viseu), tendo havido uma troca de tiros da qual resultaram ferimentos num militar. Contudo, o indivíduo logrou escapar e continuava a monte ao princípio da noite de terça-feira. As populações de várias aldeias situadas na Serra da Freita foram aconselhadas a permanecer em casa, tendo sido decretado o recolher obrigatório. A meio da tarde, a SIC Notícias, a RTP e o “Expresso” noticiavam que outro suspeito teria sido detido na zona da Guarda, mas a informação não foi confirmada pelas autoridades.

Sobre o autor

Leave a Reply