A partir de meados do próximo mês, quem utilizar a A25 entre a Guarda e Vilar Formoso já o poderá fazer por auto-estrada na totalidade dos 34 quilómetros que compõem aquele troço. Segundo Camilo Palhão, do gabinete de comunicação e imagem da concessionária Lusoscut – Beiras Litoral e Alta, S.A., os trabalhos de construção da nova ponte sobre o rio Côa, única parte do lanço aberto em Novembro que não tinha perfil de auto-estrada, deverão ficar concluídos em meados de Junho.
Neste momento, todo o tabuleiro da nova ponte, com um custo aproximado de seis milhões de euros, já está betonado, encontrando-se a decorrer os «trabalhos de acabamentos, pavimento e de interligação rodoviária», refere Camilo Palhão. À semelhança do que sucedeu com a restante parte do troço da A25 que liga a Guarda a Vilar Formoso, não vai decorrer qualquer cerimónia de inauguração oficial, registando-se «apenas uma simples abertura ao tráfego» da nova ponte, indica o responsável pelo gabinete de comunicação e imagem da Lusoscut. A nova ponte sobre o Rio Côa é constituída por um tabuleiro sem juntas entre os encontros, composta por 15 vãos com uma extensão total aproximada de 620 metros, enquanto que os pilares têm uma altura máxima de cerca de 90 metros. Se tudo correr conforme o previsto, a duplicação total do IP5, entre Vilar Formoso e Albergaria-a-Velha, que representa um investimento global de 50,3 milhões de euros numa distância de 166 quilómetros, deverá ficar concluída em Junho de 2006. Da extensão total que se encontra a ser intervencionada, a Lusoscut vai duplicar 50 quilómetros do actual traçado e proceder à construção nova, com abandono do actual traçado, de 67. A concessionária prevê ainda o aproveitamento do actual traçado num sentido de circulação em 40 quilómetros, bem como a construção de um traçado variante no sentido contrário, exactamente com a mesma distância. Nota ainda para os cinco quilómetros do lanço do IP1 entre Albergaria e o nó do IC2 que já estão concluídos. Tudo aponta assim para que os muitos adeptos que venham a Portugal durante o Euro 2004 e que escolham Vilar Formoso como “porta de entrada”, já possam circular em duas faixas até à Guarda.