O novo modelo familiar da Renault já chegou aos stands da Litocar e foi apresentado na passada sexta-feira, perto de Viseu.
Do Mégane Sport Tourer salta logo à vista o seu renovado design, com uma revolução a nível de estética, que conta com uma “mãozinha portuguesa”. Sabendo que as escolhas dos portugueses recaem muitas vezes no modelo Mégane – em 12 anos foram vendidas 80 mil unidades em Portugal –, a marca francesa decidiu recolher sugestões dos clientes através dos seus concessionários. A aceitação foi boa e nos bastidores da produção a nova familiar passou a ser conhecida com “a portuguesa”. A quarta geração da Sport Tourer é mais comprida e mais baixa que a antecessora, tendo mais 4 centímetros na distância entre eixos, que se repercutem positivamente no espaço dos bancos traseiros. Já a bagageira tem um volume entre os 580 e 1.695 litros (piso plano) e uma amplitude de carga de 2,70 metros.
A nova silhueta tornou-se mais dinâmica e desportiva, sem perder elegância. A mais recente atração da Renault quer ser líder em 2017 e está disponível em vários modelos: Zen, Intens, GT Line, Bose Edition e GT, a Mégane ST. Existem quatro motores a gasóleo (1.5 litros de 90 e 110cv e 1.6 litros de 130 e 165cv), e três a gasolina (1.2 litros de 100 e 130cv e 1.6litros de 205cv). Os dois blocos de 165 e 205cv estão reservados às versões GT, sendo que o Diesel mais potente só chegará em 2017 a Portugal. Ambos vêm equipados de série com caixa automática EDC de dupla embraiagem e sete velocidades. Também no próximo ano irá chegar uma variante Hybrid Assist do motor Diesel dCi 110 com 77g/km de emissões de CO2.
A tecnologia e a segurança são outra marca forte da Sport Tourer, que dispõe de um alerta de transposição involuntária da faixa de rodagem, sensores de chuva e luminosidade, sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro, travagem ativa de emergência, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito e aviso de ângulo morto. Os preços podem variar entre 22.350 e os 36.100 euros. Com este novo modelo, a Litocar quer continuar «a fidelizar clientes» e já tem um novo espaço em vista. Antes do final do ano a concessionária vai estar presente em Oliveira do Hospital, uma forma de se aproximar também de Seia. Inicialmente, o projeto vai arrancar como um ponto de assistência e de venda de viaturas usadas.