Arquivo

«Não é de todo impossível a Guarda voltar a ter uma equipa a disputar os nacionais»

Cara a Cara – Mário Sucena

P – A que se deve este convite para integrar a lista candidata à direção da Federação Portuguesa de Voleibol?

R – Essa questão deve ser colocada a quem convida… Mas, naturalmente, presumo que tenha a ver com o desempenho enquanto presidente da Associação de Voleibol da Guarda…

P – Qual será a sua função?

R – A minha função, para já, será integrar a direção da Federação Portuguesa de Voleibol. Após a posse, naturalmente que serão distribuídas tarefas, que não consigo, neste momento, antecipar…

P – Esta escolha vai implicar que deixe de liderar a Associação de Voleibol da Guarda. A nova direção já está assegurada?

R – A nova direção será eleita brevemente. Está assegurado o processo eleitoral, a nova direção dependerá do resultado… Mas, obviamente, não existirão hiatos neste processo.

P – Como está a modalidade no distrito, neste momento?

R – A modalidade está bem no que se refere à prática informal nos jovens e ao Gira-volei, a grande aposta, com centros espalhados pelo distrito e campeões nacionais este ano e praticamente todos os anos, o que é sinal de vitalidade e qualidade na formação. Quanto ao federado, tem tido altos e baixos, fruto de um contexto que teima em não permitir aos clubes enfrentarem as despesas inerentes à existência de equipas federadas, normalmente a discutir campeonatos a norte, com deslocações caras não suportáveis neste momento.

P – O que não foi possível concretizar nestes mandatos?

R – Principalmente não foi conseguido, por não existirem equipas, constituir um campeonato regional que facultasse mais competição local com menos custos.

P – Acha viável a Guarda voltar a ter uma equipa para disputar os nacionais?

R – Sim, não sendo fácil, não é de todo impossível.

Perfil:

Presidente cessante da Associação de Voleibol da Guarda

Profissão: professor

Idade: 49 anos

Naturalidade: Guarda

Currículo: Professor do ensino básico a exercer desde 1987. Licenciado, atualmente na direção do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira. A cessar funções como presidente da Associação de Voleibol da Guarda e a integrar a direção da Federação Portuguesa de Voleibol; Vice-presidente da Associação de Futebol da Guarda e vice-presidente da Casa do Benfica da Guarda.

Livro preferido: “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago

Filme preferido: “O Clube dos Poetas Mortos”

Hobbies: Futebol, voleibol, ski, BTT, ténis e motas.

Mário Sucena

Sobre o autor

Leave a Reply