Os vinhos da Beira Interior obtiveram três medalhas de ouro e seis de prata no XIIº Concurso Internacional de Vinhos Prémios Vinduero-Vindouro, que se realizou em Trabanca (Salamanca) no início de agosto.
Um júri composto por 26 profissionais de Portugal e Espanha pôs à prova mais de 400 vinhos de 53 Denominações de Origem Controlada (DOC) dos dois países. Este ano, a organização destacou a «elevadíssima qualidade dos vinhos a concurso».
Os néctares distinguidos com o ouro – correspondentes a uma pontuação superior a 90 pontos – foram o Entre Vinhas – Grande Reserva, um tinto de 2014 produzido pela Baraças Irmãos Unidos; o Quinta dos Termos – Reserva – Vinhas Velhas (tinto, 2013) e o Quinta dos Currais – Reserva (tinto, 2012).
A medalha de prata foi para o Castelo Rodrigo Síria, um branco de 2015 da Adega de Castelo Rodrigo Branco; para o Quinta dos Currais Síria (branco, 2015) e para o doispontocinco Fonte Cal, outro branco de 2014 da empresa 2.5 Vinhos de Belmonte. O mesmo galardão receberam o rosado Maria Moura, da Cooperativa Beira Serra (2015); o tinto Quinta dos Termos Reserva do Patrão (2012) e o branco Quinta dos Currais Colheita Selecionada (2015).
Para a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), que divulgou anteontem a lista de premiados, «estas distinções vêm mais uma vez provar a qualidade e consistência dos vinhos da Beira Interior, que quando competem com os melhores demonstram o seu valor».