Arquivo

Sismo “apocalíptico” causa pelo menos 38 mortes em Itália

Um sismo de magnitude 6,2 na escala de Richter abalou o coração de Itália esta madrugada, provocando pelo menos 38 mortos, em várias localidades da região centro e prendendo mais de uma centena de pessoas sob os escombros de edifícios que ruíram. Accumoli, Amatrice, Pescara del Tronto e Sperlonga são as localidades mais afetadas pelo abalo e consequentes réplicas, de acordo com o Expresso.

O primeiro sismo foi registado pelas 3h36 locais (menos uma hora em Lisboa) perto da cidade de Accumoli, na província de Rieti, a cerca de 76 quilómetros a sul de Perugia, com epicentro a dez quilómtetros de profundidade. Esse abalo e os mais de 100 sismos e réplicas que se seguiram fizeram-se sentir em várias zonas do país, incluindo na capital, a 176 quilómetros de distância, onde os residentes acordaram em pânico após sentirem alguns prédios abanar durante mais de 20 segundos.

Em Accumoli, uma das cidades mais atingidas pela tragédia, pelo menos oito pessoas perderam a vida, segundo informações do autarca Stefano Petrucci, entre elas uma família de quatro que ficou soterrada pelos escombros. Em Pescara del Tronto, na província de Ascoli Piceno, as autoridades falam em pelo menos dois mortos, com a agência noticiosa ANSA a avançar um balanço não-confirmado oficialmente de pelo menos dez vítimas mortais.

Situada na região de Le Marche, a localidade ficou sem acesso direto após a principal estrada que a liga a outras cidades ter ficado coberta de destroços, o que dificulta as operações de resgate. Segundo a Associated Press, os residentes que escaparam ilesos estão a tentar retirar os vizinhos de debaixo dos escombros.

Sobre o autor

Leave a Reply