É de bronze a primeira medalha portuguesa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A conquista chegou por parte de Telma Monteiro, na categoria -57kg, ao vencer a romena Corina Caprioriu.
A atleta lusa – oitava no ranking mundial –, tinha vencido antes a francesa Automne Pavia nas repescagens. Nos quartos-de-final foi derrotada pela mongol Sumiya Dorjsuren, líder do ranking mundial, depois de ter afastado a neozelandesa Darcina Manuel.
Este não será um ponto final na carreira da judoca de 30 anos, que tem como foco continuar a competir e a ganhar, já com Tóquio 2020 no horizonte. «Se conseguir continuar ao mais alto nível, o meu objetivo é estar em Tóquio. Nos próximos quatro anos quero continuar a ganhar medalhas, somar à minha lista, nunca é de mais», garante.
No currículo Telma Monteiro tem já cinco medalhas em Mundiais e 11 em Europeus, o troféu olímpico era o que lhe faltava.
Com a vitória da judoca, Portugal alcançou a sua 24.ª medalha em Jogos Olímpicos: quatro de ouro, oito de prata e 12 de bronze. Em 2000, o judoca Nuno Delgado também conquistou uma medalha de bronze em Sidney.