Concertos, animação de rua, gastronomia, cinema ao ar livre e DJ’s são algumas das atividades do programa “Verão em Alta”, que vai decorrer na Guarda a partir de amanhã e até 4 de setembro.
A iniciativa da Câmara da Guarda inclui a terceira edição do The Long Weekend, já neste fim-de-semana, o festival de blues (4 a 8 de agosto) e um concerto de Tony Carreira, integrado na Festa Continente que terá lugar a 20 de agosto no Parque Urbano do Rio Diz. Tudo começa com a terceira edição do The Long Weekend, este ano organizado pela autarquia, que vai dinamizar o centro da cidade com música, DJ’s, sessões de “showcooking”, um festival de “street food” e o desfile “Cobertor de Papa é Moda”, sábado no TMG. Depois, haverá atividades diariamente nas ruas e praças da zona central da Guarda para «ajudar a animar a economia local», disse Álvaro Amaro, em conferência de imprensa. De regresso está o festival de blues com a atuação de grupos de Portugal e Espanha no Jardim José de Lemos, bem como a chegada da principal etapa da Volta a Portugal em bicicleta a 3 de agosto.
Uma “Night Run” (23 de julho), a Festa Continente (20 de agosto), que inclui um concerto de Tony Carreira no Parque Urbano do Rio Diz, e o “Sunset 1056” (2 de setembro) na envolvente da Torre de Menagem são outros destaques de uma programação orçada em cerca de 64 mil euros. «O fecho do TMG nestes dois meses, entre amanhã e 15 de setembro, permite-nos poupar cerca de 50 mil euros, pelo que o investimento final no “Verão em Alta” será de 14 mil euros», esclareceu o presidente da autarquia. Estão previstas atividades «para todos os gostos» na Alameda de Santo André, Praça Luís de Camões, Parque Urbano do Rio Diz, pátio do Museu, Largo Frei Pedro, claustros do Paço da Cultura, TMG e na rua do Comércio, entre outros locais.