O Crossódromo das Lages, em Fernão Joanes (Guarda), recebe no fim-de-semana, pelo terceiro ano consecutivo, a etapa portuguesa do Campeonato Europeu de Motocross 65/85 e a última prova do Nacional de MX1, Mx2, MX Júnior e MX Elite.
Como habitualmente, está garantida a presença dos melhores pilotos nacionais, que vão lutar pelo título – que ainda não está decidido nas principais categorias –, e de alguns dos melhores da Europa.
A categoria MX2 está ao rubro com três pilotos (Diogo Graça, Luís Oliveira e Pedro Carvalho) em condições de poderem ser campeões nacionais, pelo que a prova de Fernão Joanes será determinante. O mesmo acontece em MX1 e MX Elite, onde o título está em disputa entre Hugo Basaúla e Sandro Peixe. Quem chega às Lages já coroado é Diogo Graça, que venceu a penúltima prova do Nacional e sagrou-se campeão em MX Júnior. Apesar disso, os ingredientes para mangas muito competitivas entre os portugueses não faltam. Segundo a organização, são esperados mais de cem pilotos no Crossódromo das Lages, com os espanhóis em grande número para o Europeu. A edição deste ano tem algumas novidades, sendo o preço do bilhete a mais aliciante, já que os ingressos vão baixar três euros passando para apenas cinco euros, com o objetivo de «motivar as pessoas da região a aderir», refere António Bico, presidente da Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes.
Outra das novidades é a existência de uma zona dedicada a pessoas com deficiências, que terão entrada gratuita. «Este evento é uma ótima oportunidade para a cidade e o concelho se promoverem a nível nacional», referiu o vice-presidente da Câmara da Guarda. As mangas de competição decorrem no domingo a partir das 13h20. A competição é organizada pelo município da Guarda e pela Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes.