Arquivo

Enertech promoveu «potencial fantástico» do concelho nas energias renováveis

Sabugal

A primeira edição da Enertech Sabugal – Feira das Tecnologias para as Energias terminou no domingo e vai regressar no próximo ano «com mais expositores», garante o presidente do município.

Dedicado ao tema da biomassa florestal, o certame contou com a participação de 45 empresas e entidades ligadas ao setor das energias naturais e renováveis. «O Sabugal tem um potencial fantástico nas eólicas, na geotermia e na biomassa florestal pelo que tudo devemos fazer para valorizar o seu aproveitamento e contribuir para desenvolver o nosso território», afirmou António Robalo na abertura da feira, na passada quinta-feira. Segundo o autarca, atualmente este setor gera «cerca de um milhão de euros das receitas correntes do município, o que não é nada despiciendo para uma autarquia como a nossa». Na sessão, o edil raiano anunciou a intenção de criar um eco-parque na zona industrial do Alto do Espinhal para acolher exclusivamente empresas da área da eficiência energética e das renováveis.

Presente na cerimónia em representação do secretário de Estado da Energia, Teresa Ponce de Leão, presidente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), disponibilizou-se para aquele organismo colaborar com o município em futuros projetos e garantiu «a aposta no aproveitamento dos recursos do território tem sustentabilidade, cria riqueza e emprego e dinamiza a economia local». A Enertech decorreu no Largo da Fonte, no centro do Sabugal, e destinou-se a profissionais e público em geral com conferências, “workshops” técnicos e sessões de promoção e demonstração de equipamentos, mas também atividades lúdicas como pista de carros elétricos, “pump track bike”, “teste drive kids” e cozinha solar. A feira é organizada pelo município, no âmbito da “Sabugal, + VALOR Desenvolvimento Rural”, em parceria com a ADES (Associação Empresarial do Sabugal), AMCF (Associação Malcata com Futuro), Fórum Florestal, ENERAREA (Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior) e os Institutos Politécnicos da e Castelo Branco.

Feira juntou 45 expositores no Largo da Fonte

Sobre o autor

Leave a Reply