O município de Gouveia assinou anteontem, em Santa Maria da Feira, o contrato de financiamento do seu Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) que tem assegurado um investimento superior a 7,4 milhões de euros para a concretização de vários projetos de reabilitação na cidade.
De acordo com a autarquia, numa primeira fase estão assegurados pouco mais de 4,3 milhões de euros, dos quais 3,5 milhões comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Com este dinheiro, a autarquia tenciona criar e reconverter, até 2019, vias pedonais, implementar um sistema de informação e melhorar a interface de transportes da cidade. Estão igualmente contempladas a reabilitação do espaço envolvente e reconversão da antiga fabrica têxtil Bellino & Bellino ou da requalificação do espaço público do Bairro do Castelo, Rua da Cardia, mercado municipal, Bairro Social da Mata Rainha e envolvente. «Este investimento permitirá ainda criar um fundo de apoio financeiro para privados, interessados na reabilitação de edifícios do centro histórico e do Bairro do Castelo», acrescenta o município.
A segunda fase do PEDU terá luz verde após a avaliação da sua implementação e uma dotação de mais de 2,6 milhões de euros do FEDER para um investimento total de 3,1 milhões. Aqui, o plano contemplará a rede de transporte público flexível e a reabilitação do pavilhão da Bellino & Bellino. O PEDU de Gouveia foi aprovado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) para apoiar o desenvolvimento urbano sustentável da cidade, impondo ao município a afetação de pelo menos 5 por cento da respetiva dotação.