A feira anual de São João realiza-se este ano entre o Jardim José de Lemos e a Torre de Menagem, na Guarda.
A decisão foi divulgada pela autarquia na conferência de imprensa de apresentação das festividades dos santos populares, na segunda-feira. Depois do êxito da edição do ano passado, quando a feira decorreu na envolvente ao mercado municipal, a Câmara pretende testar uma localização alternativa para acolher cerca de 200 feirantes no dia 24, cuja associação está a colaborar na organização da atividade. Assim, os comerciantes vão ficar instalados na envolvente ao jardim central da cidade, nas ruas Vasco Borges e Soeiro Viegas, bem como no largo da escola de Santa Clara e na envolvente ao ponto mais alto da Guarda, a Torre de Menagem. «A ideia é testar diferentes locais para a feira quinzenal que, futuramente, poderá ser organizada domingo», disse Álvaro Amaro, que disse esperar que esta feira de São João tenha «igual sucesso à do ano passado».
Quanto ao programa dos “Santos do Bairro”, que decorre de 16 a 26 de junho, a principal novidade é um desfile de marchas populares em que participam os bairros da Luz, Alfarazes e Sequeira. Tal como nas edições anteriores, o objetivo é dinamizar os bairros da cidade com bailes, feiras de artesanato, gastronomia e o concurso da “boneca de Cristal”. Este ano participam São Vicente (dia 16), Bairro da Luz (dia 17), Alfarazes (dia 18), Póvoa do Mileu (dia 19), Bonfim (dia 21) e Sequeira (dia 22). De fora continuam as Lameirinhas e o Bairro do Pinheiro, que optaram por atividades próprias. Entre 24 e 26 de junho as festividades concentram-se na Praça do Município e no Largo dos Correios, que vão acolher os stands gastronómicos e uma exposição de artes e ofícios em que participam 23 artesãos do concelho.
Nestes três dias a música, os bailaricos e a animação de rua serão uma constante para culminar no dia 26 com o desfile das marchas populares (18 horas), o anúncio dos bairros vencedores e a “Queima da Boneca”, pelo grupo Spirit, ao final da noite.