O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Almeida Fonseca, deslocou-se, na passada sexta-feira, ao Instituto Politécnico da Guarda, no âmbito da realização do VII Encontro Nacional dos Estudantes Maienses em Portugal.
Jorge Almeida Fonseca afirmou, na sessão solene de abertura deste encontro de estudantes, que “a diáspora cabo-verdiana confere à nação uma dimensão que ultrapassa, de longe, os aspetos territorial e populacional”. Acrescentou, aludindo à temática central do encontro, que “a participação da sociedade civil é vital para a dinamização” da democracia cabo-verdiana.
O Presidente da República de Cabo Verde destacou, no decorrer da sua intervenção nesta cerimónia realizada no auditório dos Serviços Centrais do Politécnico da Guarda, as “grandes potencialidades turísticas que a ilha de Maio possui”, chamando atenção para as políticas e estratégias de desenvolvimento que ali devem ser implementadas. Desafiou, depois, os estudantes cabo-verdianos que estudam em Portugal, e nomeadamente na Guarda, a desenvolverem “todo o esforço no sentido de tirarem o proveito máximo da estada no meio académico” que os acolheu.
Antes de concluir o seu discurso, o Presidente da República de Cabo Verde expressou o desejo que sejam desenvolvidas ações de cooperação entre instituições de ensino superior de Portugal e de Cabo Verde, nomeadamente na área da investigação.
O VII Encontro Nacional de Estudantes Maienses em Portugal decorreu nos dias 20, 21 e 22 de Maio, organizado pela Associação Maense em Portugal, com o apoio do Instituto Politécnico e da Câmara Municipal da Guarda.