Arquivo

Comurb das Beiras nasce a 30 de Junho

Embrião da primeira Comunidade Urbana da região pode juntar treze municípios e mais de 200 mil habitantes

A futura Comunidade Urbana (Comurb) das Beiras vai nascer a 30 de Junho, data fixada para a escritura pública, a realizar na Guarda, da nova entidade administrativa da região. O acordo entre nove concelhos do distrito da Guarda e três de Castelo Branco foi alcançado na passada sexta-feira em Belmonte, numa reunião onde o consenso também ditou a aprovação dos estatutos e a escolha de Manteigas para sede da Junta da Comurb das Beiras, enquanto Belmonte receberá a Assembleia. Já os elementos que vão formar a comissão instaladora só serão conhecidos em Junho.

A localização daqueles organismos esteve no centro da última divergência entre os municípios da Beira Interior Norte, que defendiam a opção da Guarda, e da Cova da Beira, adepta dos concelhos mais pequenos. O diferendo parece não ter durado mais que um mês, já que os fundadores da Comurb das Beiras, que vai reunir cerca de 200 mil habitantes, acabaram por optar pela proposta de Carlos Pinto, presidente da Covilhã. Assim sendo, Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Mêda, Pinhel, Sabugal e Trancoso, bem como os concelhos de Belmonte, Covilhã e Penamacor formarão o embrião da primeira comunidade urbana da Beira Interior, desconhecendo-se até à hora do fecho desta edição qual vai ser a posição do Fundão. Recorde-se que a Assembleia Municipal já deliberou por unanimidade a opção por uma entidade a constituir no distrito de Castelo Branco em detrimento da ligação a Norte e aos municípios do distrito da Guarda. Contudo, as recentes movimentações de Castelo Branco para a comunidade do Médio Tejo estão a deixar o Fundão com poucas alternativas.

Assim acredita Carlos Pinto, que diz ter «boas notícias» relativamente à adesão daquele município à Comurb das Beiras. «Não faz sentido que o Fundão não esteja connosco», comentou esta semana o autarca covilhanense, que já disse que a comunidade intermunicipal de fins específicos – celebrada entre Belmonte, Covilhã e Fundão – vai manter-se. Entretanto, a Comurb das Beiras carece ainda de ser ratificada pelas respectivas Câmaras e Assembleias Municipais, o que deverá acontecer impreterivelmente até ao final de Junho.

Sobre o autor

Leave a Reply