Arquivo

Sanatório dos Ferroviários poderá passar para a Turistrela

De acordo com Jorge Patrão, o prazo da escritura que comprometia o Estado a reconverter o edifício numa pousada já caducou

Ao que tudo indica, a Enatur, proprietária desde 1999 do antigo Sanatório dos Ferroviários na Serra da Estrela, «perdeu o direito legal do edifício» por ter deixado passar o prazo da escritura na qual se comprometia a reconvertê-lo numa Pousada de Portugal.

A informação foi avançada a “O Interior” por Jorge Patrão, presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), afirmando que o edifício concebido em 1927 por Cotinneli Telmo estará já na posse da Turistrela, o anterior proprietário. A estrutura foi adquirida pela Enatur há cinco anos atrás «por um escudo», mas com a cláusula de construir a futura pousada num prazo de «dois ou três anos» sob pena do edifício reverter de novo para o anterior proprietário. A Turistrela já prolongou por duas vezes o prazo da escritura mas agora, segundo consta ao presidente da RTSE, esta «não está interessada» em voltar a fazê-lo. «O concurso, os anúncios, tudo perde o efeito a partir do momento em que o Estado perdeu o edifício», esclarece o responsável pelo organismo turístico, pelo que «se quisermos construir a pousada, terão que ser os privados locais a fazê-lo». «É nesta solução que acredito agora, pois na outra já desacreditei», acrescenta, tendo em conta que o processo está parado há mais de um ano por falta de financiamento. Por isso é que ainda não foi feita a adjudicação da obra a uma das 16 empresas que concorreram ao concurso público internacional.

Para o presidente da RTSE, a entrega do edifício à Turistrela é a «solução» que se encontra a ser estudada entre a autarquia local e o Governo. Durante a visita do Primeiro-ministro à Covilhã para inaugurar a nova residência da UBI, Carlos Pinto tinha adiantado aos jornalistas que se estava a estudar uma «proposta diferente» daquela que tinha sido inicialmente equacionada, pelo que não seria a Enatur a responsabilizar-se pela construção e financiamento da obra. «O que queremos é que esse projecto seja concretizado. Se conseguirmos isso é uma vitória na mesma», diz Jorge Patrão, que tem sido o principal impulsionador do projecto. “O Interior” tentou ainda contactar a Turistrela mas Artur Costa Pais, administrador da empresa concessionária do turismo na Serra da Estrela, não se quis pronunciar sobre o assunto por «não ter nada a dizer». Acrescentou apenas que a Pousada continua a pertencer «à Enatur» e que tudo não passa de «boatos e mentiras», tendo em conta que o prazo apenas termina «mais ou menos dentro de um mês». Artur Costa Pais também não quis comentar o alegado desejo em não renovar os prazos com a empresa nacional de turismo. Orçado em 10 milhões de euros, o projecto de recuperação do antigo sanatório, da responsabilidade do arquitecto Souto Moura, contempla 56 quartos, 35 dos quais são duplos, cinco quartos familiares, 16 suites, uma suite presidencial no último piso e um health club.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply