Somos um grupo de mulheres mães, com preocupações e responsabilidades na sociedade, como tal não podemos deixar de ficar indignadas com a decisão do Conselho de Administração do Hospital Sousa Martins ao encerrar a Maternidade, pela sua fraca visão da realidade.
Hoje fomos acordadas com a noticia do fecho da Maternidade, o que nos parece de uma insensatez a toda a prova, pois para manter uma falsa urgência pediátrica, sim falsa pois os nossos filhos são vistos pelos Clínicos Gerais e só em ultimo caso é que passam pelas mãos dos pediatras, se feche a maternidade. Haja coragem de uma vez por todas e fechem sim essa falsa urgência e deixem a maternidade aberta.
Também não podemos deixar de lamentar que os profissionais do Hospital nada façam por nós mulheres e mães e se calem perante um Conselho de Administração que nada faz ou fez durante este tempo a não ser abrir falsos serviços e fechar os verdadeiros, sim, porque agora é a maternidade a seguir outros virão.
Muito se tem falado do Hospital e da sua administração nos órgãos de comunicação social, mas os mesmos que falam nada fazem, a não ser deitar achas para a fogueira. Podiam pôr os olhos no Hospital de Viseu e outros que em bloco e em consenso resolveram os seus problemas pedindo a queda do Conselho de Administração demitindo-se os seus directores clínicos.
Estamos fartas de ler e ouvir na comunicação social, alguns médicos a pedir a demissão da dita administração mas ficando por apenas palavras e nada mais. Não podendo deixar de responsabilizar os políticos, quer os que se encontram ligados ao actual governo, quer os que ainda em tempos recentes, nada fazem ou fizeram para resolver uma situação que há muito se adivinhava, preocupando-se mais com a imagem e menos com os actos, assim como os pseudos movimentos pela criança que agora separam a saúde materna da infantil, como se isto fosse possível.
Não podemos deixar de lembrar que ainda ontem se festejava o dia da Mulher e hoje dão-nos esta prenda envenenada que é continuar com a falsa Urgência Pediátrica pela MATERNIDADE.
Grupo de mães devidamente identificadas, Guarda