Arquivo

Vila Cortês do Mondego-Sabugal no arranque do Distrital da Guarda

Taça de Promoção entre equipas da IIª Divisão e do Campeonato de juniores é novidade na próxima época

O sorteio dos campeonatos distritais da Associação de Futebol da Guarda (AFG), realizado no último sábado, ditou que o Sporting do Sabugal, um dos favoritos à conquista do campeonato distrital da Iª Divisão, inicie a prova em casa do Vila Cortês do Mondego, a ex-equipa do treinador e de três dos reforços do clube raiano. O Manteigas, outro dos candidatos à subida, também começa fora de portas, em Trancoso. O pontapé de saída do principal campeonato do futebol distrital está agendado para dia 28 deste mês.

Os recém-promovidos FC Pala e Guarda Unida são duas novidades no campeonato da Iª Divisão e curiosamente as duas equipas estreiam-se fora de portas. Deste modo, a equipa da capital de distrito começa o campeonato em Aguiar da Beira, onde mora uma formação que luta habitualmente pelos primeiros lugares, enquanto a formação do concelho de Pinhel vai jogar a Vila Nova de Tazem para defrontar o Vilanovenses, que também deverá lutar pelos primeiros lugares. Nos restantes jogos da prova que termina a 3 de maio de 2015, o Soito recebe o Celoricense, enquanto que o Vilar Formoso joga perante o seu público frente ao Figueirense e o Sporting da Mêda visita os vizinhos Pinhelenses.

Contudo, a grande novidade anunciada pelo presidente da AFG foi mesmo a criação de uma Taça de Promoção, envolvendo as sete equipas participantes no Campeonato Distrital da IIª Divisão e as seis do Campeonato Distrital de Juniores. «Esta é uma prova que pretende tornar a época mais apelativa», sublinhou Andrade Poço, anunciando que a prova, cuja realização estava dependente da aprovação dos clubes, se disputará antes daqueles dois campeonatos distritais. O Fornos de Algodres é o único clube que terá as suas equipas sénior e júnior envolvidas na competição, o que obrigou a que fossem colocadas em séries diferentes para que, pelo menos na primeira fase, não joguem entre si. De acordo com o sorteio, na primeira fase, que decorrerá entre 11 de outubro e 22 de novembro, as equipas ficarão agrupadas em quatro séries. Na “A” ficam Paços da Serra, Vila Franca das Naves, Fornos de Algodres (juniores) e Desportivo de Gouveia (juniores), na “B” jogam Mileu, Trancoso (juniores) e Fornos de Algodres. Já a “C” incorpora Foz Côa, Pinhelenses (juniores) e Estrela de Almeida e a “D” Guarda Unida (juniores),Casal de Cinza e Castelos (juniores), sendo esta equipa oriunda de Bouça Cova, no concelho de Pinhel, e que, fará a sua estreia em competições oficiais da AFG. Após a primeira fase, os vencedores de cada uma das séries qualificam-se para as meias-finais que se disputarão a 6 de dezembro. A final disputa-se a 13 de dezembro. Quanto à IIª Divisão, a primeira jornada está agendada apenas para 4 de janeiro de 2015 com os jogos: Vila Franca das Naves-Estrela de Almeida, Fornos de Algodres-Mileu e Casal de Cinza-Foz Côa, folgando o Paços da Serra. O campeonato também termina a 3 de maio.

Em relação à Taça de Honra da AFG, em virtude do número de equipas seniores inscritas ser 21, vai realizar-se uma pré-eliminatória, a 30 de novembro, com apenas cinco jogos:

Celoricense-Figueirense, Trancoso-Pinhelenses, Guarda Unida-Sabugal, Vilanovenses- Soito e Estrela de Almeida-Mileu. As eliminatórias seguintes disputam-se a 1 de fevereiro, 1 de março e 26 de abril de 2015. A final está marcada para 9 ou 10 de maio.

Também no sábado, foi aprovada a adoção de uma bola oficial para as competições de futebol sénior. A proposta foi aprovada com três votos contra, tendo ficado decidido que, já esta época, as competições distritais de futebol sénior da AFG irão contar com uma bola oficial, tendo a escolha recaído sobre um modelo da marca Patrick.

Ricardo Cordeiro Competições distritais passam a ter uma bola oficial

Sobre o autor

Leave a Reply