A lotação esgotada no primeiro Encontro Ibérico de Automóveis Clássicos prova que os objetivos iniciais do Clube Escape Livre estão cumpridos. Entre os dias 19 e 21 deste mês, a caravana de 26 viaturas clássicas vai colorir as estradas entre Salamanca e Guarda e mostrar o potencial histórico e paisagístico da região fronteiriça ibérica, mas também do Dão.
O encontro que tem início no Museo de Historia de la Automocion de Salamanca reúne um vasto leque de viaturas de várias épocas e modelos, sendo o mais antigo um Peugeot 202B de 1939. Um Fiat 124 Spider, um Alpine Renault A110 e um Citroën SM são outras magníficas relíquias, entre vários Porsche e Alfa Romeo que constam da lista de inscritos e que os transeuntes poderão observar ao longo de um percurso de cerca de 200 quilómetros, com inúmeras paragens e visitas ligadas ao mundo automóvel, às gravuras rupestres, aos vinhos e às termas.
O entusiasmo em torno deste passeio surgiu não apenas do lado português como dos proprietários de clássicos espanhóis, que ocuparam oito das 25 inscrições disponíveis inicialmente. A poucos dias do passeio, encontra-se tudo a postos para receber os cerca de 60 participantes unidos em torno de uma paixão que certamente será ponto de partida para novas amizades.
A organização do evento está a cargo do Clube Escape Livre, Museo de História de la Automoción de Salamanca, Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, Adecocir – Asociación para el Desarrollo de la Comarca de Ciudad Rodrigo, Turismo Centro de Portugal, Ayuntamientos de Salamanca e Ciudad Rodrigo, Diputación de Salamanca e municípios de Gouveia, Nelas e Guarda. O Encontro conta com a colaboração das Caldas da Felgueira, Fidalgas de Santar, Natura Empreendimento SA, Termas do Cró, Termas de Longroiva e revista Motor Clássico.