Arquivo

Fundação São João de Deus apoia mais de cem idosos que vivem sozinhos

Guarda

A delegação da Guarda da Fundação São João de Deus (FSJD) anunciou que desde março deste ano já apoiou mais de 100 idosos do concelho que vivem sós e isolados e têm familiares no estrangeiro.

Segundo Patrícia Loureiro, dirigente da delegação da Guarda da FSJD, os idosos estão a ser apoiados no âmbito do projeto “Somos por si”, que começou em Lisboa, mas foi alargado à região da Guarda pelo facto de a operação Censos Sénior da GNR ter referenciado a existência de 2.713 idosos a viverem sós e isolados no distrito. A iniciativa já apoiou «mais de 100 idosos» de freguesias do concelho da Guarda, que foram contactados por técnicos e voluntários daquela fundação em visitas coordenadas com a GNR. A responsável adiantou que os técnicos associados ao projeto começam por fazer uma avaliação da situação em que os idosos se encontram e depois passam a prestar todo o apoio necessário e a servir de elo de ligação com os familiares emigrados.

«Fazemos algumas atividades com eles. Podemos acompanhá-los também em algumas atividades domésticas, se precisam de companhia para fazer uma caminhada, para ir ao supermercado ou para ir a uma consulta, etc.», exemplificou Patrícia Loureiro.

A dirigente da delegação local da FSJD referiu ainda que as atividades de apoio aos idosos «são gratuitas», uma vez que são suportadas pelos benfeitores e mecenas e pelos cerca de 12 técnicos e voluntários da FSJD envolvidos. «Fazemos também a ponte entre os familiares que estão emigrados, sendo o elemento facilitador nesta comunicação, através da Internet, do telefone, do auxílio na escrita e na leitura» de correspondência, acrescentou. O projeto de apoio a idosos que vivem sós e isolados começou pelo concelho da Guarda, mas a ideia dos responsáveis é alargá-lo aos 14 concelhos do distrito.

Sobre o autor

Leave a Reply