Arquivo

“Nuvem de Passarinhos” chega a Vila Franca das Naves

Escultura projetada pela artista Maria Lino conta com a participação dos alunos da escola EB 2 e 3 da freguesia do concelho de Trancoso

Deverá ser inaugurada a 12 de setembro a “Nuvem de Passarinhos”, uma escultura que irá embelezar uma das rotundas de Vila Franca das Naves, no concelho de Trancoso. Trata-se de uma ideia da artista Maria Lino concretizada com o contributo das 190 crianças que frequentam a escola EB 2, 3 local e com o apoio da União das Freguesias de Vila Franca das Naves e Feital.

A artista radicada nesta aldeia explica que o objetivo é inaugurar a escultura no arranque do próximo ano letivo na rotunda que vai diretamente para a EB 2, 3, na direção Vila Franca das Naves/Trancoso. Maria Lino adianta que a escultura vai conter 190 varinhas de ferro com diferentes tamanhos, correspondentes à «altura dos meninos», e embelezadas com as esculturas de pássaros concebidas em chapa de metal. As crianças tiveram um papel ativo no desenrolar do processo, pois foram elas que pintaram com diferentes cores os passarinhos colocados no topo de cada varinha e que estão colocadas paralelamente na vertical, o que possibilita um «efeito visual curioso» a quem se depara com a rotunda, garante a artista plástica. A escultora, que é presidente da associação Luzlinar, sediada no Feital, revela que a ideia surgiu após um convite do presidente da União das Freguesias para embelezar a rotunda. Na altura, a resposta foi que não fazia «projetos por encomenda», mas Maria Lino lembrou-se de sugerir que já desenvolvia «há três ou quatro anos» uma parceria com a EB 2, 3 de Vila Franca das Naves e então decidiu avançar com a ajuda de duas professoras da escola.

«A ideia era fazer uma coisa em conjunto com os alunos na escola para eles poderem participar e pintar. É uma coisa diferente», reforça a artista. O processo de construção da “Nuvem de Passarinhos” foi iniciado no passado dia 7 e os curiosos já podem observar como ficará. O presidente da União das Freguesias de Vila Franca das Naves e Feital explica que a escultura ainda não está pronta, havendo «uns pormenores a ultimar», como, por exemplo, cobrir o chão da rotunda com brita cinzenta. António Pina diz-se «muito satisfeito» com o que já é possível ver, admitindo mesmo que o resultado «até superou as minhas expetativas iniciais quando vi a maqueta». Por isso, o autarca salienta que foi alcançado o objetivo de ter algo «bonito e diferente» numa das rotundas de Vila Franca das Naves.

Ricardo Cordeiro As crianças tiveram um papel ativo no desenrolar do processo, pois foram elas que pintaram com diferentes cores os passarinhos

Sobre o autor

Leave a Reply