Arquivo

Guardense David Rodrigues estreia-se na Volta a Portugal

Jovem ciclista representa a Seleção Nacional na prova que já está na estrada e chega à região na próxima semana

Acabado de completar 23 anos, o guardense David Rodrigues foi um dos nove ciclistas escolhidos pelo selecionador nacional José Poeira para representar a Seleção Nacional/Liberty Seguros na Volta a Portugal, que começou ontem e termina a 10 de agosto. Na sua estreia, o jovem tem como prioridade chegar ao final da prova, mas não enjeita dar nas vistas para tentar garantir um contrato numa equipa profissional.

O atleta que se iniciou no BTT confessa ter ficado «super satisfeito» com a convocatória, que representa «o concretizar de um sonho que perseguia há algum tempo», pelo que o seu primeiro objetivo para esta época já foi alcançado: «Estou na Volta e agora quero, acima de tudo, desfrutar do momento e começar e acabar a prova», afirma. David Rodrigues reconhece que, «para quem faz competição desde os 9 anos, chegar à Volta era um objetivo de vida» e sublinha que este «é um ano em que vou aprender com uma nova experiência» até porque vai enfrentar atletas «muito mais experientes», daí que garanta que vá partir com «os pés bem assentes no chão». Contudo, o ciclista da Liberty Seguros/Feira/KTM está consciente de que um bom desempenho na maior prova velocipédica nacional lhe poderá abrir as portas para outras equipas e, nomeadamente, para o profissionalismo. «Se tiver oportunidade de brilhar, vou lutar para o conseguir», promete o ciclista, que não esconde que «seria excelente» vencer uma etapa, embora considere esse objetivo «muito complicado porque vou correr com ciclistas com muita experiência». Outra ambição de David Rodrigues na Volta é «poder lutar pela camisola da juventude».

O ciclista guardense diz que se sabe «defender em todo o tipo de terrenos», mas realça ter «caraterísticas de trepador» e que tem procurado especializar-se nessa área. Questionado se tentará fazer uma “gracinha” na subida à Torre, tão perto da sua casa em Alfarazes, o jovem sorri e reconhece que «é o tipo de etapa que favorece as minhas caraterísticas, mas não será fácil». De resto, David Rodrigues adianta que ainda é amador, isto apesar de correr com os profissionais e, por isso, está «à espera de conseguir um contrato profissional». Caso não o consiga a breve prazo, pondera «arrumar as botas». A jovem equipa nacional será composta por cinco sub-23 e quatro corredores de elite, sendo apenas um deles membro de uma equipa continental. Os restantes são oriundos de formações de clube. A par do corredor da Guarda, foram chamados os seus companheiros Rúben Guerreiro e Samuel Magalhães, bem como Carlos Ribeiro, Joaquim Silva e Hugo Vaz (Anicolor), José Gonçalves (La Pomme Marseille), Nuno Almeida (CC José Maria Nicolau) e Nuno Meireles (Maia/Bicicletas Andrade). Esta será a quarta participação da seleção nacional na Volta a Portugal cuja missão é dar oportunidade a corredores que, por diferentes motivos, ainda não conseguiram alcançar o profissionalismo. Dos nove ciclistas que integraram a seleção na última participação na Volta, em 2012, oito conseguiram dar o salto para equipas continentais, o que revela o sucesso desta aposta da Federação.

Belmonte, Sabugal e Torre no caminho da Volta

A Volta a Portugal em Bicicleta vai estar este ano menos dias nas estradas da região, onde chega no dia 7. Nesse dia, o pelotão vai sair de Belmonte, uma das novidades da 76ª edição, em direção à Torre, o ponto mais alto de Portugal continental, numa tirada com a extensão de 172,5 quilómetros que deverá contribuir para a definição do “camisola amarela”. No dia seguinte, na oitava etapa, a “caravana” sai do Sabugal em direção a Castelo Branco, percorrendo 194 quilómetros. Participam na competição 16 equipas, sete nacionais (Efapel/Glassdrive, Rádio Popular, LA Alumínios/Antarte, Louletano/Dunas Douradas, OFM /Quinta da Lixa, Banco BIC/Carmim e seleção portuguesa) e nove estrangeiras (Caja Rural-Seguros RGA – Espanha; Skydive Dubai – Dubai; 4-72 Colombia – Colômbia; Team Ecuador – Equador; Team Stuttgard – Alemanha; Team Ukyo – Japão; Christina Watches-Kuma – Dinamarca; Lokosphinx – Rússia e Burgos-BH – Espanha).

Ricardo Cordeiro David Rodrigues acredita que um bom desempenho lhe pode abrir as portas do profissionalismo

Comentários dos nossos leitores
José Cavaca provideo_cavaca@hotmail.com
Comentário:
Muitos parabéns para David Rodrigues, que lhe corra de feição e ao encontro do esperado. Força amigo.
 
José Rodrigues (tio) jose.jabr@gmail.com
Comentário:
Fantástico, Fantástico, Fantástico… Parabéns David, estás no bom caminho. Não desistas…
 

Sobre o autor

Leave a Reply