A UBI e a PT vão criar um Centro de Competências em “cloud computing” e saúde na Covilhã, de acordo com o protocolo assinado na passada segunda-feira.
O projecto consiste na criação de núcleos de especialização (laboratórios) onde serão desenvolvidos projetos de investigação e desenvolvimento. O laboratório de certificação profissional já está no terreno com a realização de cursos na área, em setembro deverá avançar o laboratório da saúde e, posteriormente, serão desenvolvidos os laboratórios de “cloud computing” e de teste de software. «Esta parceria irá permitir fazer muito mais e muito melhor, não só na Beira Interior, mas também no estrangeiro», designadamente no Brasil, em consequência da fusão entre a PT e Oi, declarou o presidente executivo da PT. Zeinal Bava garantiu ainda que os investimentos previstos para o Data Center da Covilhã continuarão a ser feitos, mas sem adiantar quando poderá avançar a segunda fase – está prevista a construção de mais três edifícios iguais ao cubo já edificado no antigo aeródromo.
Por sua vez, o reitor da UBI considerou que o acordo é um «momento da maior importância» para a universidade, pois «esta cooperação potenciará o desenvolvimento do tecido económico e social da região, permitindo identificar oportunidades científicas e tecnológicas que possam atrair empresas, gerar emprego e criar mecanismos de aproximação às universidades e instituições de I&D». O acordo foi assinado na presença do ministro da Educação, Nuno Crato e do ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.
Data Center vai contratar mais
O Data Center da PT conta atualmente 180 clientes, quase o dobro do registado no arranque do projeto, em setembro passado, mas este número ainda não satisfaz a empresa.
«Queremos ser líderes, queremos ser dos melhores do mundo nesta área, mas também penso que com esta aposta – com a universidade e com os novos cursos que estão virados para jovens que percebem de “cloud” – vai ser um caminho de sucesso com certeza, que daqui a uns tempos estaremos a celebrar mais contratos», disse Zeinal Bava. O presidente executivo da PT revelou que o Data Center emprega 110 pessoas e que, nos próximos três a seis meses, devem ser contratados 50 novos engenheiros, metade dos quais formados na UBI.