Arquivo

Milhares foram ver as tropas na Guarda

Comemorações do Dia de Portugal arrancaram na sexta-feira com exposição de atividades militares complementares da Marinha, Exército e Força Aérea no Parque Urbano do Rio Diz

O chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) não escondeu a satisfação por a Guarda receber as celebrações do Dia de Portugal. O general Pina Monteiro, que é natural da aldeia de Vila Fernando, presidiu à inauguração das atividades militares complementares da Marinha, Exército e Força Aérea que durante vários dias, atraíram ao Parque Urbano do Rio Diz milhares de curiosos.

Na cerimónia de abertura, o CEMGFA confessou sentir um «orgulho muito particular» por o concelho de onde é natural ser palco das comemorações do Dia de Portugal: «Aqui nasci, aqui estudei e a Guarda merece, como qualquer outra região do país, mas neste caso de uma forma muito particular porque esta é a minha terra», declarou Pina Monteiro. O chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas explicou ainda porque é que esta mega exposição militar durou mais tempo que o habitual: «Como o 10 de junho estava praticamente associado a um fim de semana, aproveitou-se e prolonga-se um pouco mais até porque sentimos desde o início uma grande adesão popular», salientou o general, para quem esta presença na Guarda permite «dar uma relevância mais expressiva» à missão das Forças Armadas e mostrar que «estão prontas para intervir quando for necessário».

De resto, o Pina Monteiro frisou que as Forças Armadas «sempre acompanharam o evoluir dos tempos» para se adaptarem às novas realidades estratégicas, riscos e ameaças, sendo que a exposição na Guarda constituiu «uma oportunidade única» para as populações verem «de forma transparente» o que os vários ramos militares possuem «de melhor». Igualmente satisfeito esteve Álvaro Amaro, que teve oportunidade de entrar no cockpit de um F16 ou de apontar um lança-mísseis que, caso pudesse, utilizaria para «tapar o buraco da dívida da Câmara», o que daria a «todo o executivo mais tranquilidade para satisfazer tantas necessidades e tantas coisas boas que queremos fazer pela Guarda», ironizou. O autarca demonstrou «grande satisfação» pelas «sinergias estabelecidas entre as Forças Armadas, a Presidência da República, o município, as várias instituições e empresas da Guarda» para concreizar o que considera ser uma experiência que «vai marcar» a cidade.

Entre sexta e terça-feira, as Forças Armadas promoveram atividades para as escolas – eram esperados 3.500 alunos – e a população em geral numa mega exposição militar sem precedentes na cidade. Houve simuladores, veículos – como um avião F-16, um helicóptero Allouette III ou um blindado Pandur -, torres de escalada, uma padaria de campanha ou um balão de ar quente. As maiores enchentes verificaram-se durante o fim de semana e feriado de 10 de junho, com milhares de visitantes no Parque Urbano do Rio Diz.

Ricardo Cordeiro Milhares de curiosos visitaram exposição inaugurada na sexta-feira pelo general Pina Monteiro e Álvaro Amaro

Sobre o autor

Leave a Reply