Uma mostra bibliográfica sobre o ambiente e os oceanos, assim como o arranque da campanha de recolha de manuais escolares “Ler e Reler”, co-organizada com a Fundação S. João de Deus até 31 de julho, são os destaques deste mês na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda.
Patente continua a exposição “Nuno de Montemor: Alma Brava e Meiga”, integrada no Ciclo “Nuno de Montemor” organizado pelas Câmaras da Guarda e do Sabugal. Há 19 painéis sobre a vida, a obra e a ação do poeta e escritor, bem como obras do autor, documentos, bens pessoais, peças de mobiliário e objetos do Lactário Dr. Proença ligados às crianças. Hoje será inaugurada a exposição “I Concurso Nacional de Fotografia Quercus/Sociedade Ponto Verde”, promovido pela associação ambientalista, e que é constituída pelas 50 fotografias vencedoras nas cinco categorias desta iniciativa. Já no dia 14 (16 horas) será apresentado o livro “As Ninfas do Índico”, de Jerónimo Jarmelo (pseudónimo de Jerónimo Pereira Santos), natural de Castanheira do Jarmelo (Guarda).
Trata-se de um romance baseado em casos verídicos sobre seis mulheres que têm em comum o facto dos homens que amam estarem na guerra colonial.
Como o verão está a chegar, a BMEL retoma os seus piqueniques literários, sempre às quartas-feiras (18 horas), nos espaços verdes da biblioteca. Já de 27 para 28, dezoito crianças do concelho vão passar uma noite na biblioteca em mais uma edição da iniciativa anual, “Chiu! Não vamos dormir… Uma noite na biblioteca”. De resto, a BMEL mantém as habituais atividades de promoção do livro e da leitura.