Começa amanhã mais uma edição do Festival do Vinho do Douro Superior, que decorre em Vila Nova de Foz Côa até domingo. A inauguração vai contar com a presença de Miguel Poiares Maduro, ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional.
O evento é organizado pela Fundação Côa Parque, em parceria com a Câmara de Vila Nova de Foz Côa e a produção da Revista de Vinhos. O ExpoCôa – Pavilhão de Exposições e Feiras de Vila Nova de Foz Côa vai ser palco da Feira de Vinhos e Sabores, com prova de vinhos gratuita e possibilidade de aquisição dos mesmos a preços especiais; de quatro provas comentadas por especialistas, três de vinhos e uma de azeites; de um colóquio para profissionais sob o tema “O Douro Sustentável: Vinho e Turismo/Património”; e do Concurso de Vinhos do Douro Superior.
A novidade deste ano é um jantar vínico da autoria de um conceituado chefe nacional, a acontecer no restaurante Coa Museu, pelas 21h30 de amanhã. Com a assinatura e presença do Chefe Marcos Gomes – proprietário do restaurante Foz Velha, no Porto, distinguido com o prémio “Garfo de Ouro 2014” pelo guia Boa Cama, Boa Mesa do jornal Expresso – e acompanhado de grandes vinhos do Douro Superior, comentados pelo jornalista e crítico da Revista de Vinhos Fernando Melo, é uma refeição que promete ficar na memória.
À exceção da Feira, cuja entrada é livre, e do Concurso, destinado a especialistas que são convidados a integrar um painel de jurados, o acesso às outras atividades implica inscrição prévia, uma vez que os lugares são limitados.
A cidade de Vila Nova de Foz Côa vai ser “invadida” por muita diversão, com várias demonstrações artísticas ao longo dos três dias: números de magia, malabarismo, intervenções de teatro de rua e percussão tradicional portuguesa. Destaque ainda para o concerto da fadista Mariza com lugar marcado para as 22 horas de sábado no palco da ExpoCôa.
Ao todo, serão 73 os espaços para degustação de vinhos e sabores provenientes de oito concelhos da região (Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo, Vila Flor e Vila Nova de Foz Côa), mais de 220 referências e de três mil garrafas de vinhos que vão estar em prova ao longo das 18 horas da Feira de Vinhos e Sabores. São esperados mais de cinco mil visitantes, de onde se destacam os já cerca de 45 jornalistas, bloggers e representantes do comércio confirmados e acreditados. No que toca ao Concurso de Vinhos do Douro Superior são cerca de 130 os vinhos inscritos e que vão ser postos à prova por um júri composto por 27 profissionais do setor.